A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançou no começo do mês o "Programa Destaque BSCA Micro Region Showcase".
A competição é voltada aos nanolotes de café da espécie “Coffea arabica” produzidos no Brasil em 2018, colhidos a partir de outubro e que tenham sido cultivados nas origens produtoras das Matas de Minas, Espírito Santo ou Bahia, em qualquer altitude; nas demais áreas do cinturão cafeeiro nacional, desde que produzidos em altitudes a partir de 1.200 metros; e cujos produtores ou propriedades não tenham participado da Fase Internacional do “Cup of Excellence – Brazil 2018”.
As amostras estão na triagem para análise de tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade da bebida. Os nanolotes que obtiverem nota 88 ou mais na escala de zero a 100 da competição passarão – limitado aos 40 melhores classificados – para o "Encontro com Compradores", onde pelo menos 20 especialistas de reputação internacional analisarão esses grãos e definirão os vencedores.
Os lotes selecionados participarão do leilão presencial que ocorrerá no dia 21 de fevereiro na região do Caparaó, no município de Alto Caparaó (MG). Os vencedores devem estar presentes fisicamente, caso contrário seu café será desclassificado. Os compradores terão o direito de levar seu nanolote na hora ou contratar serviço de entrega expressa no próprio local do leilão.
A programação envolve aos compradores visitas a cafeterias em São Paulo e no Rio de Janeiro, leilão no Alto do Caparaó, com visitas a propriedades e encontro dos produtores.