A primeira edição da Brasil Certificado, ocorrida em 2004, se concentrou no setor florestal, com seus debates sobre sustentabilidade e exposição de produtos de empresas comprometidas com o meio-ambiente e com a certificação socioambiental, uma das principais ferramentas para se garantir a origem sustentável dos produtos. Em 2010, a feira - que contabilizou quase 5 mil visitantes e 45 expositores - também abriu espaço para a certificação de empresas agrícolas, área de particular importância dado o peso desse tipo de commodity na economia brasileira. Isso foi feito com a exposição de produtos florestais e agrícolas certificados pelas entidades internacionais Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e do Conselho de Manejo Sustentável (FSC).
Agora, a 5ª Edição da Brasil Certificado vai ampliar sua área para pessoas e empresas comprometidas com a sustentabilidade e com a certificação, através da nova assinatura Inovação e Sustentabilidade nos Negócios. "Um supermercado que venda produtos certificados ou um banco que utilize a certificação como critério para a concessão de crédito, por exemplo, são partes importantes para a sustentabilidade da cadeia produtiva e, portanto, passam a fazer parte desse novo escopo", diz Maurício Voivodic, secretário-executivo do Imaflora, que promove a feira. Outra novidade será a inclusão de um espaço dedicado à gastronomia, com preparo, ao vivo, de pratos que levam matéria-prima certificada.
Dessa forma, a 5ª Edição da Brasil Certificado promete mostrar maior diversidade de experiências que contribuam para formar uma cadeia produtiva mais sustentável. Segundo Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, que organiza a Brasil Certificado, "trata-se de uma iniciativa importante para o Brasil, que devido à riqueza e diversidade de seus recursos naturais, tem um papel decisivo no mercado mundial de produtos certificados e deve colaborar para a conservação do patrimônio ambiental de todo o globo para futuras gerações".
Informações
V Brasil Certificado
Entrada gratuita
De 10 a 12 de abril de 2012, das 13h às 20h
Centro de Eventos São Luis - São Paulo-SP
Imaflora - O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola.
Amigos da Terra - Amazônia Brasileira - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida pelo Ministério da Justiça, existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural. Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras, com foco prioritário, mas não exclusivo, na região amazônica. A entidade é completamente independente. Participa de redes internacionais como Banktrack e BICECA e mantém acordos de parceria com vários grupos da rede Friends of the Earth International, porém sem vinculação formal.
RAS - A Rede de Agricultura Sustentável (RAS) promove a agricultura eficiente e produtiva, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de comunidades por meio da criação de normas sociais e ambientais. A RAS é uma rede global, fundada na América Latina, composta por organizações não-governamentais independentes. Entre elas está a Imaflora, representante da rede no Brasil e uma das fundadoras da RAS. Cada organização parceira da RAS contribui com o seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento da Rede. https://sanstandards.org/sitio/
FSC - O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo responsável das florestas do mundo. O FSC é um fórum único onde as partes interessadas de todo o mundo se encontram e, por meio de fortes processos multi-stakeholders (com a participação das diversas partes interessadas), definem critérios sociais e ambientais essenciais para o manejo florestal. Esses princípios fundamentais são realizados nas florestas em todo o mundo por meio da certificação FSC. Através de programas, serviços e soluções que suportem a certificação FSC, o Forest Stewardship Council capacita organizações, empresas e comunidades para apoiar o manejo florestal que atenda às necessidades sociais, econômicas e ecológicas das gerações presentes e futuras. www.fsc.org
Rainforest Alliance - A Rainforest Alliance trabalha com pessoas cuja subsistência depende basicamente da terra, ajudando-as a hospedar turistas e a transformar a maneira de cultivar alimentos e madeira. Grandes corporações multinacionais, pequenas organizações, cooperativas comunitárias, empresas e consumidores de todo o mundo estão envolvidos nos esforços da Rainforest Alliance em promover a produção responsável de bens e serviços em um mercado global cuja demanda por sustentabilidade é cada vez maior. www.rainforest-alliance.org.
As informações são da Assessoria da Imaflora, adaptadas pela Equipe CaféPoint.