ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UFLA: indução de resistência e controle de doenças serão abordados do dia 14 a 16 de setembro

AGENDA DO PRODUTOR

EM 10/09/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Na próxima semana, de 14 a 16 de setembro, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), serão realizados a V Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas e o X Simpósio de Controle de Doenças de Plantas, com a organização do Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit).

A Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas é um evento de abrangência nacional e tradicionalmente organizada a cada dois anos, em sistema de rodízio, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Segundo o coordenador geral do evento, professor Mário Lúcio Vilela Resende, do Departamento de Fitopatologia, a indução de resistência é uma das táticas mais relevantes a serem incorporadas no manejo integrado de doenças, considerando sua ação de amplo espectro contra diversos patógenos e o baixo impacto ambiental derivado do uso desta tecnologia.

Na reunião, serão ressaltados os fundamentos teóricos e as possíveis aplicações para os indutores de resistência. Palestrantes de renomadas instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, farão a explanação de suas experiências, com relatos sobre os mecanismos pelos quais certas espécies vegetais são ativadas por diferentes moléculas indutoras a se defenderem contra organismos intrusos.

Segundo Mário Lúcio, estarão presentes profissionais de empresas do setor de fertilizantes foliares e defensivos agrícolas, segmento em que a tecnologia tem conquistado uma expressiva fatia de mercado. Isto porque a indústria tem percebido um nicho de mercado para produtos menos tóxicos ao homem e ao ambiente. "Considerando-se os conhecimentos adquiridos nos últimos anos, vislumbra-se uma possibilidade real de interação entre a academia e o setor produtivo, buscando o desenvolvimento de potentes indutores de resistência ou até mesmo a otimização de uso dos produtos já existentes comercialmente, em termos de época de aplicação, dosagem e associação com fertilizantes foliares e/ou defensivos agrícolas", enfatiza Mário Lúcio.

Dentre as palestras, o professor Mário Lúcio fará uma explanação sobre as pesquisas em indução de resistência desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Café (INCT/Café). A pesquisadora Fernanda Medeiros - Syngenta - apresentará dois estudos de caso, entre eles, o uso do Fitoforce®, indutor de resistência desenvolvido com o apoio do Polo de Excelência do Café.

As vagas para o evento são limitadas.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo box de cartas abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures