ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Simpósio Regional em Muniz Freire/ES

AGENDA DO PRODUTOR

EM 25/08/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
A região do Caparaó concentra mais de 50% da produção de café arábica do Espírito Santo, alcançando 1 milhão de sacas beneficiadas produzidas anualmente.

Há 150 anos cultiva-se café, na região de montanhas do estado, preponderando a economia familiar, presente em cerca de 23.000 propriedades, ocupando uma área de 215.000 ha e gerando cerca de 130.000 empregos diretos.

A Câmara Setorial do Café do Espírito Santo tem priorizado a informação tecnológica e mercadológica ao cafeicultor, possibilitando a mudança do perfil produtivo da maioria dos cafeicultores, ensejando a oportunidade da inclusão do estado no rol dos produtores de café de qualidade.

É nesse contexto que se insere o 8º Simpósio Regional de Cafeicultores e VII Feira de Insumos, onde, além das palestras de mercado, tecnologia da produção e colheita, os cafeicultores terão a oportunidade do intercâmbio de informações com os mais diversos segmentos do agronegócio café do Estado e do País, ensejando o aprendizado e conhecimentos que permitirão o planejamento mais adequado para enfrentamento das questões setoriais.

Para o 8º Simpósio Regional de Muniz Freire, que se realizará, no "Carretão Show" de 31 de agosto a 02 de setembro, estão previstos mais de 500 participantes. O evento será aberto em solenidade realizada às 19:00 do dia 31, seguida de palestra de Bivanilda Tápias, do Mapa, sobre o tema Indicação Geográfica.

Na manhã da sexta-feira, 1/9, ocorrerá o painel "Cultivo de Café nas Montanhas do ES", que terá palestras de Frederico Daher, do CETCAF, sobre renovação de lavouras cafeeiras; Marcos Moulin, CETCAF/INCAPER, sobre licenciamento Ambiental e produção de cafés especiais, e Christian Hans Schmidt, da Cooperação Técnica Alemã, GTZ, sobre cafeicultura sustentável.

À tarde, no painel "Conjuntura Mundial do Café", Otacílio Cóser Filho, presidente do CCCV, falará sobre a oferta e demanda mundial do produto e Haroldo Rocha, presidente do Bandes, tratará das linhas de crédito para investimento na cafeicultura. Em seguida, haverá uma demonstração prática de degustação de café com os classificadores e degustadores Vanildo Págio e Rogério Oliveira.

O evento se encerrará na manhã de sábado, 2/9, com o painel "Diversificação da Produção" composto pelas palestras de José Maria Donatti, do Conselho Florestal ES em Ação, sobre produção de florestas cultivadas; de Luiz Suplicy Hafers, da SRB, sobre perspectivas para a cafeicultura de produção familiar e do secretário municipal de Agricultura de Muniz Freire, Marciano Assis, que apresentará o Programa Municipal de Desenvolvimento.

As informações são do CETCAF.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures