De 15 a 18 de setembro, ocorre a segunda edição da Semana Internacional do Café (SIC). Segundo a organização do evento, são esperados 14 mil visitantes, será um dos maiores do setor cafeeiro em 2014. A previsão é a geração de R$ 85 milhões em negócios e incremento de 15% sobre os resultados de 2013. A Semana Internacional do Café foi criada em 2013, durante o primeiro encontro, em Belo Horizonte, da OIC (Organização Internacional do Café), como oportunidade para divulgar a cafeicultura mineira e brasileira e dar maior impulso aos negócios.
Durante o evento de lançamento da SIC, realizado em 22 de julho, na capital mineira, o presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, enfatizou a importância da Semana, como oportunidade para fortalecimento e valorização do setor produtivo: “Faremos com que a atenção dos brasileiros se volte para o café, principal produto do nosso agronegócio e um dos maiores de toda a nossa economia. É fundamental unirmos o setor para dialogar e criar oportunidades de negócios, informação e inteligência de mercado, agregando valor à produção”.
As ações de fomento à atividade também foram destacadas pelo superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha: “A valorização do café nacional passa por todas as etapas da cadeia; da capacitação do produtor ao apoio à certificação de origem e à comercialização por qualidade. O evento é muito bem sucedido ao reunir eventos técnicos, rodadas de negócios, cursos, palestras e encontros”.
Expectativa
As expectativas dos realizadores e as novidades para este ano foram apresentadas pelo diretor da Café Editora e realizador do Espaço Café Brasil – uma das principais atrações da Semana Internacional do Café -, Caio Alonso Fontes. Ele lembrou o grande sucesso da edição passada, destacando a expectativa de incremento para 2014, reflexo do bom momento do setor: “Apesar da quebra da produção, temos um ano de preços mais equilibrados. Quem apostou em qualidade, está otimista. Acreditamos que crescerá o interesse em mais opções de investimentos, em recursos materiais e em conhecimento técnico e mercadológico”.
São esperados para a SIC 2014, cerca de 14 mil visitantes, a realização de R$ 85 milhões em negócios diretos e pós-feira e até 3 mil produtores. Na Rodadas de negócios, os números são de R$ 1,8 milhões em venda direta, mais de 150 compradores participantes e 200 amostras de cafés verdes recebidas.
Programação
15 a 18 de setembro – A Semana reunirá eventos diversos, como: Seminário DNA Café 2014, Sala Inteligência de Mercado, Salas de Cupping, Rodadas de Negócios, Campeonatos de Baristas e de prova de café e a eleição do Coffee of the Year Brasil 2014, escolhido pelos visitantes da feira. Entre as principais atrações estarão:
I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte – 17 de setembro
Encontro promovido pela Faemg com 300 produtores participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.
Reuniões Educampo Café – 15 a 18 de setembro
O encontro irá reunir técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.
Seminário DNA Café - 15 e 16 de setembro - Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros serão realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores do café e mediadores e abertos à participação do público visitante.
Inscrições gratuitas clique aqui.
Fórum da Agricultura Sustentável - 17 e 18 de setembro – O Fórum reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva. Veja mais.
Rodada de Negócios & Coffee of The Year - 15 e 16 de setembro - Um dos eventos mais aguardados da Semana Internacional do Café 2014 (SIC) é a Rodada de Negócios & Coffee of The Year. Amostras de café nacionais enviadas pelos produtores de todo o país serão provadas por classificadores nacionais e internacionais e os dez melhores cafés selecionados, para que os visitantes da SIC 2014 tenham a oportunidade de degustar e votar no melhor café do ano. Os produtores vencedores receberão menção honrosa e o campeão será anunciado e premiado no último dia do evento. Inscrições aqui.
A Semana Internacional do Café é realizada pelo Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), a Café Editora e o Sebrae e, conta com o patrocínio diamante do Sistema Ocemg, SESCOOP e Sistema OCB e patrocínio ouro da Case Agriculture.