A ampla programação, com mais de 20 eventos paralelos, terá cursos, seminários, concursos, sessões de cupping e negócios, divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. Exemplo é a realização do Espaço Café Brasil, maior feira do setor, e que chega este ano à sua 10ª edição.
Segundo o presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, o sucesso da Semana Internacional do Café está em agregar toda a cadeia produtiva, da lavoura à xícara: “Não dá para trabalhar só um segmento isolado. Cafeicultura é um processo. Não basta ter um produto muito bom, é preciso contar com um processamento adequado. Produtores, torrefadores, baristas, provadores, são todos indispensáveis à qualidade que o Brasil é capaz de oferecer aos amantes de café de todo o mundo. Com o evento pretendemos unir a cadeia, oferecendo oportunidade de conhecimento, de negócios e de ampla promoção de nossos cafés especiais”.
Para o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, o evento é importante vitrine de promoção e desenvolvimento do setor: “Estamos trabalhando muito, por meio das nossas vinculadas, pelo desenvolvimento da cafeicultura mineira. Acreditamos no setor, segundo maior responsável pelo nosso PIB mineiro. O café fica atrás apenas do minério, que é um recurso finito, enquanto a cafeicultura só tem a crescer e a contribuir. E é esse crescimento o queremos impulsionar promovendo eventos como a Semana Internacional do Café".
Novidades
O diretor da Café Editora, Caio Fontes, apresentou expectativas e novidades para esta terceira edição da Semana Internacional do Café. Segundo ele, são esperados mais de 10 mil visitantes, com geração de negócios diretos da ordem de R$ 25 milhões. As 30 sessões de prova colocarão frente a frente produtores e compradores, estreitando diálogo e facilitando novos contatos e negócios. Serão mais de 120 empresas expositoras, 20 eventos de conhecimento, com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais.
“A cada ano a pujança e a solidez deste evento vem consolidando a SIC entre os maiores eventos do setor no mundo. Estamos posicionando o Brasil em seu lugar, correto e devido, no mundo dos cafés especiais”, afirmou Caio Fontes.
Entre as novidades deste ano, está a oportunidade para que o público de BH inicie a descoberta dos cafés especiais mais de três meses antes do evento. Uma parceria com a equipe da Liga dos Baristas e Projeto Aproxima levará a experiência sensorial dos melhores cafés em eventos gastronômicos da capital, divulgando a realização da Semana Internacional do Café e despertando os sentidos dos mineiros. A primeira ação será na Feirinha do Aproxima deste sábado, 13/6, de 10h às 17h, no estacionamento do ViaShopping, no Barreiro.
10º Espaço Café Brasil
Plataforma de negócios para o mercado de cafés, possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2014 foram 170 marcas expositoras, que atraíram 12 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 25 milhões em negócios diretos.
DNA Café 2015 (24/9, das 14h às 20h)
Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores do café e mediadores e abertos à participação do público visitante.
Fórum da Agricultura Sustentável 2015 (25/9, das 13h30 às 20h)
Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.
Cafeteria Modelo (de 24 a 26 de setembro)
Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.
Encontro de Produtores do Programa Café+Forte (24 a 26 de setembro)
Encontro promovido pela FAEMG com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.
Reuniões Educampo Café (24 a 26 de setembro)
O encontro irá reunir técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo (Sebrae). O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.
Sala de Cupping & Negócios (24 a 26 de setembro)
Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.
Coffee of the Year Brasil 2015 (24 a 26 de setembro)
Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra.
Encontro IWCA Brasil (25/9)
A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo nacionalmente, formado por cafeicultoras, empresárias e baristas.