Produtores de café de Capelinha e da região Norte de Minas poderão obter mais conhecimentos e informações sobre adubação para o cafeeiro, gerenciamento de empresa rural, Comércio Justo, classificação de cafés e tecnologia de aplicação de defensivos no II Seminário do Café. O evento, promovido pelo Sebrae-MG, acontece em 26 de outubro.
O estudo de caso sobre o Educampo Café em Capelinha - projeto do Sebrae-MG que mostra aos produtores que a propriedade rural deve ser administrada como uma empresa - será apresentado no seminário.
Os bons resultados da certificação Fairtrade que propicia um pagamento justo pelos cafés produzidos na União de Pequenos Produtores de Cafés Especiais da Comunidade dos Martins, em Varginha, no sul de Minas, também será apresentada. A programação inclui ainda quatro minicursos com a duração de duas horas.
A região de Capelinha agrupa 22 municípios, possui área produtiva de 28 mil hectares e produziu 560 mil sacas em 2010, o que corresponde a cerca de 8% dos cafés colhidos no Estado (Minas Gerais é responsável por 50% do café produzido no país: 25 milhões de sacas em 2010).
De acordo com o analista do Sebrae-MG, Marcos Teixeira, 16 fazendas da região participam do projeto Educampo. "Trabalhamos para organizar a propriedade rural, diminuir custos de produção, aumentar a produtividade da lavoura e da mão-de-obra", afirma Teixeira.
II Seminário do Café de Capelinha e Região
Data: 26 de outubro Horário: 08:00 às 19:15
Local: Galpão Cultural - Praça de Esportes / Capelinha - MG
Inscrições e informações: (33) 3516-1414
As informações são da Assessoria de Impresa do Sebrae-MG, adaptadas pela Equipe CaféPoint.