Na próxima terça-feira (15), às 19h, ocorrerá a última etapa da série digital de debates sobre aumento de qualidade do café na lavoura, organizada pela empresa mineira especializada em nutrição vegetal Satis.
Com a participação de especialistas do setor, que abordarão medidas fundamentais para elevar o grau de excelência da produção na lavoura, o evento tem o objetivo de promover o cultivo de café especial no mercado brasileiro. A transmitida gratuita será feita pelo canal Satis Nutrição Vegetal, no YouTube.
O encontro será mediado pelo cafeicultor e criador do perfil @cafenobrasil, Rafael Stefani Mendes. Também haverá as participações do cafeicultor e CEO da Satis, Endrigo Bezerra, e do Coordenador Técnico Comercial da companhia, César Pirajá.
Além de orientações sobre técnicas de manejo, serão apresentados estudos realizados com aplicações do Mathury, solução desenvolvida pela Satis. A tecnologia contribui para maior volume do café cereja, redução do fruto no chão, melhoria da qualidade de peneira e bebida, além de proporcionar melhor enfolhamento.
Durante o encontro, com duração de 1h30, será possível interagir com os participantes enviando perguntas a respeito dos temas abordados. “Queremos esclarecer dúvidas e orientar o produtor sobre estratégias importantes para migrar uma lavoura de café convencional para a categoria especial. Para isso, vamos conciliar estudos técnicos e experiências de campo em um debate dinâmico que facilite a compreensão do produtor”, destaca César Pirajá.
O webninar foi antecedido por três lives realizadas entre os dias 7 e 9 de fevereiro, com o propósito de ser um “esquenta” para este que será o debate principal da programação. Para acessar os vídeos dos primeiros encontros basta acessar o perfil @satisnocampo no Instagram.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a Satis prepara para 2022 a fim de compartilhar conhecimento técnico em diferentes culturas e, assim, promover um agronegócio mais eficiente e saudável no Brasil.
Durante a transmissão, o público do webinar irá receber gratuitamente um link para baixar o e-book “Cafés especiais: confira as principais dicas para o produtor que pretende investir neste mercado”. O conteúdo didático traz orientações práticas de manejo elaboradas por especialistas da empresa e do segmento. Também será realizada a distribuição de brindes entre espectadores que acompanharem a ação. Para os interessados no tema, a Satis organizou um grupo no WhatsApp a fim de compartilhar informações, avisos e novidades exclusivas.
Conforme adianta César Pirajá, para aumentar o grau de qualidade do café, é preciso estar atento à construção e manutenção da safra, o que requer uma série de ações específicas. O encontro virtual irá abordar justamente algumas dessas questões que podem decidir o resultado final da lavoura, entre elas:
- Nutrição sob medida às necessidades da planta;
- Fitossanidade e formas de reduzir o chamado “café de varrição”;
- Tecnologias para aumentar o volume de café cereja e melhorar a formação do grão;
- Índices de concentração de açúcar;
- Boa secagem na fase de beneficiamento;
- Qualidade da bebida produzida;
- Separação de talhões na lavoura para descobrir grau de qualidade.