Entre os dias 8 a 10 de fevereiro, a illycaffè marcará presença na Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé, em Guaxupé (MG), onde apresentará informações sobre o resíduo de glifosato em grãos de café.
O tema será abordado por especialistas, como o engenheiro agrônomo Cesar Augusto C. Candiano, da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè, e os engenheiros agrônomos Guy Carvalho e Luiz Vianna, que participaram do experimento realizado nos últimos três anos em Cabo Verde, no Sul de Minas, em parceria também com a Cooxupé.
O uso correto dos insumos na produção agropecuária é fator essencial para a garantia de volumes adequados de alimentos, tanto para a segurança alimentar das populações, quanto para a sustentabilidade econômica dos produtores.
A diferença entre as épocas de aplicação e a translocação do herbicida glifosato para lotes de grãos de café serão temas abordados pelos especialistas durante a ação realizada na feira. Ainda, segundo Dr. Aldir, serão apresentados dados e resultados como a influência da aplicação do herbicida na cultura do café e sua deposição nos grãos nas últimas safras.
Desde 1997, a Femagri é voltada principalmente para a cafeicultura e apresenta as novidades do mercado, tecnologia, conhecimento e oportunidades para produtores do Sul de Minas. É realizada pela Cooxupé, que em 2022 completou 90 anos de cooperativismo e reúne mais de 17 mil cooperados no Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro), Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (Estado de São Paulo).