O Senar Minas e o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu (MG) levam para a região o programa Agente de Turismo Rural. Durante seis meses, uma turma formada por produtores rurais e representantes de administração municipal de Luisburgo, Manhuaçu e Reduto irá aprender sobre importantes temas e desenvolverão habilidades para estruturar e impulsionar o turismo com base na cafeicultura.
As aulas começaram na última semana com o primeiro de seis módulos: “Produtos e Serviços Turísticos”. O programa foi precedido por um levantamento regional. Esse trabalho, feito pela turismóloga e instrutora Fernanda Corrêa da Silva, ocorreu em agosto e possibilitou identificar as potencialidades e oportunidades turísticas.
“O potencial turístico é voltado para o agroturismo e poderiam ser desenvolvidos projetos de roteiros de turismo nas propriedades pensando no café, que é muito forte. O programa permite oferecer outras possibilidades econômicas para essas propriedades. Hoje, muitas pessoas se deslocam para tomar bons cafés e a região tem muitas propriedades de cafés especiais. A região de Manhuaçu tem esse perfil para se tornar referência em turismo, aproveitando essa identidade, essa vocação”, explicou.
Segundo Isaura Pereira da Paixão, mobilizadora dos eventos do Senar na região, a expectativa do Sindicato é a melhor possível. “Esperamos que o resultado seja favorável e que os futuros agentes tenham condições de impulsionar o agroturismo e criar uma rota do café na região”, destacou.
O próximo módulo – sobre Segurança – está previsto para a semana de 22 a 25 de outubro. Os demais, sobre Condução, Hospedagem, Alimentação e Comercialização, serão realizados nos meses seguintes, um a cada mês.
As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa (Por Nathalie Guimarães).