Nesta terça-feira (8), às 19h, uma transmissão no canal do YouTube do Sebrae em Rondônia vai debater a qualidade do café Robusta Amazônico. O evento conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O café Robusta Amazônico tem potencial de alta produtividade, acima de 120 sacas/hectare, e, entre outros diferenciais, apresenta ciclo de maturação intermediário, com uniformidade de maturação alta. O porte das plantas é alto e muito resistente ao tombamento, dando real significado a seu nome. O Robusta Amazônico é resistente também à ferrugem e, com relação ao produto final, sua qualidade de bebida é fina, com nota acima de 79 pontos (potencial fino), segundo o Protocolo de Degustação de Robustas Finos.
Os técnicos Poliana Perrut, Engenheira Agrônoma do Senar, e Marcelo Curitiba, Pesquisador da Embrapa, debaterão a qualidade do fruto especialmente na colheita e no pós-colheita, e algo muito importante na produção da propriedade rural: o manejo da safra. O Webinar pode ser acompanhado pelo canal do YouTube do Sebrae em Rondônia ou pela Fan Page da instituição no Facebook. O debate será de suma importância, especialmente para os pequenos produtores.
Além disso, o momento é bastante oportuno, uma vez que a Identidade Geográfica do café Robusta Amazônico Matas de Rondônia, na modalidade Denominação de Origem, acaba de ser conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), abrangendo produtores rurais de 15 municípios da região central do estado. A conquista também teve a participação do Sebrae, que desde 2018 vem executando projetos de atendimentos a produtores de café. A IG atesta qualidade, procedência e agrega valor ao produto, sendo uma grande diferencial junto ao mercado.