Depois de quase três meses de trabalho em campo, a Fundação Procafé anunciará, amanhã (12/3), o resultado do levantamento da safra 2015 de café. O estudo foi contratado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) em dezembro de 2014, sendo iniciado em janeiro deste ano nas principais áreas do cinturão produtor do Brasil. Os Estados envolvendo no levantamento foram Minas Gerais (regiões Sul, Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Noroeste, Zona da Mata, Jequitinhonha e Norte), Espírito Santo (áreas de arábica e conilon), Bahia (áreas de arábica e conilon), São Paulo (região Mogiana e demais) e Paraná (dados serão obtidos juntos ao Departamento de Economia Rural do Estado).
Na ocasião, o CNC informou que “O objetivo desse estudo é se chegar o mais próximo à realidade da produção nacional para, aliado às informações sobre estoques, consumo e projeções de exportações, a cadeia do agronegócio café, elaborar políticas estratégicas e estruturantes ao setor, possibilitando que todos os elos tenham rentabilidade e sustentabilidade, de maneira que não se puna o consumidor, com preços altos, tampouco o cafeicultor, com preços aviltados e abaixo dos custos de produção”.
O anúncio será feito em Brasília (DF), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e contará com as presenças do pesquisador e engenheiro agrônomo da Fundação Procafé José Braz Matiello, do presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, do presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Serviço
Levantamento da Safra 2015 de Café do Brasil
Data: 12/03/2015, às 15h
Local: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
SAUS Quadra 4, Bloco L, Asa Sul, Brasília - DF