Estão encerradas as inscrições para o Programa Destaque Brasil, primeiro concurso de cafés de colheita tardia destinado aos frutos colhidos e secos com casca (processo natural) e aos cerejas descascados e/ou despolpados (via úmida).
Para participar, é necessário se atentar ao cultivo do grão. Aos produtores das regiões de Matas de Minas (MG), Espírito Santo e Bahia, são válidos os cafés plantados em qualquer altitude. Já para as demais regiões do País, é preciso que os grãos tenham sido cultivados em altitudes superiores a 1,2 mil metros. Todas as amostras deverão ter sido colhidas a partir de outubro. O concurso não é válido para produtores que participaram do Cup of Excellence 2017.
Após uma pré-seleção para verificar se os cafés atendem ao regulamento e não possuem defeitos, as amostras serão avaliadas por profissionais, levando em consideração o tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade da bebida. Os 40 melhores de cada categoria, que obtiverem nota igual ou maior que 87 pontos, serão classificados para a fase nacional.
Esta etapa funciona da mesma forma que a pré-seleção. Os cafés serão avaliados por uma comissão nacional de degustadores sob os mesmos critérios da pré-seleção, onde os 20 melhores passarão para a fase internacional. Após serem selecionados por 12 especialistas internacionais, que levarão em conta a qualidade dos lotes apresentados e a pontuação média mínima de 87 pontos, os vencedores serão anunciados e leiloados no dia 3/2.
Visando reconhecer os cafés colhidos tardiamente, o Programa Destaque Brasil é uma ação integrada do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” e é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Alliance for Coffee Excellence (ACE). O regulamento completo do concurso está disponível aqui.