O primeiro concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil é promovido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence(ACE). O concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Minasul, que também patrocina o evento. A auditoria está a cargo da IMO Control do Brasil.
Concorrerão ao prêmio 38 lotes que tiveram nota mínima de 84 pontos (escala de 0 a 100). A avaliação foi feita com base na cor, tipo, aspecto, defeitos, umidades e qualidade da bebida. Os lotes selecionados para a fase internacional, da primeira edição do concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil, estão sendo avaliados por juízes de 9 países (Brasil, Estados Unidos, Noruega, Itália, Rússia, Reino Unido, Japão, Austrália e Suíça).
Minas Gerais representa 92,10% (52) do total de amostras, sendo assim o estado com maior número de lotes aprovados para a etapa final do concurso. Dos demais concorrentes, duas amostras são da Mogiana, no Estado de São Paulo, e uma do Norte Pioneiro do Paraná. A relação dos produtores que tiveram seus lotes classificados pode ser conferida no site da BSCA bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=3.
Com informações da Assessoria de Comunicação da BSCA.
Equipe CaféPoint.