ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Norte Pioneiro no mercado dos cafés especiais

AGENDA DO PRODUTOR

EM 09/10/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Demonstração do potencial da região para produzir cafés nobres é o objetivo da Feira Internacional de Cafés Especiais (Ficafé), programada para os dias 6 e 7 de novembro, no Centro de Eventos de Jacarezinho. O evento é um dos resultados da mobilização de 7.500 cafeicultores de 45 municípios do Norte Pioneiro, que decidiram disputar o mercado de produtos especiais.

Reunidos na Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), os produtores querem mostrar que o café da região tem valor agregado. ´´Neste ano, cerca de 2% das 1 milhão de sacas previstas serão certificadas como especiais´´, afirma Odemir Vieira Capello, do Sebrae de Jacarezinho. Os produtores pretendem elevar o índice para 15%.

A organização já rendeu bons frutos. Os produtores da região têm obtido posições de destaque em concursos de qualidade estaduais e nacionais. Para obter os cafés especiais, os cafeicultores têm enquadrado a sua produção de acordo com critérios da Associação Americana de Cafés Especiais (Scaa, sigla em inglês).

De acordo com José Ferroni Neto, os produtores pretendem lançar a marca territorial do Norte Pioneiro, que vai resultar na indicação de procedência. ´´O processo já está em andamento e teremos a primeira indicação de procedência do Paraná´´, informa Paulo José Buso Júnior, de Santo Antônio da Platina.

A busca pela produção especial segue rigores internacionais. Os produtores vão utilizar códigos de conduta do exterior para certificar o café, como o 4C - Código Comum da Comunidade Cafeeira. ´´Essa certificação é definida pelas indústrias, exportadores e sociedade´´, explica Luiz Ferroni.

A associação dos produtores conta com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que vai definir os atributos do café do Norte Pioneiro. Segundo eles, pesquisadores do Iapar identificaram que a região possui requisitos geográficos e climáticos para a produção de cafés especiais.

A Ficafé vai expor e comercializar lotes com cafés especiais para torrefadoras e cafeterias. Haverá mesas de prova com cerca de 60 amostras.

As informações são de Raquel de Carvalho para o jornal Folha de Londrina.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures