ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Geoportal do Café oferecerá dados dos municípios produtores

AGENDA DO PRODUTOR

EM 19/09/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Com o objetivo de mostrar a distribuição espacial da cafeicultura de Minas Gerais, com informações precisas sobre expansão, retração ou migração, o Geoportal do Café disponibilizará dados completos de todos os municípios produtores da região, a fim de melhorar a gestão da cadeia produtiva. 

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                               Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

De acordo com o Assessor Especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa),  Niwton Moraes, a ferramenta representa um grande avanço para o setor, uma vez que, até o momento, só existiam estimativas sobre a área plantada, com metodologias subjetivas. "A partir do mapeamento, que mostrará a distribuição espacial da cafeicultura no estado, torna-se mais efetiva a elaboração de políticas públicas para o setor", disse. 

Por meio do Geoportal do Café, o produtor localizará a sua propriedade nas glebas de café e conseguirá melhorar o planejamento, enquanto o gestor municipal ou estadual terá acesso a informações que podem facilitar o direcionamento de ações específicas para cada região. Para o projeto foram investidos R$ 6 milhões, incluindo a aquisição de softwares, veículos, drones e tablets utilizados para todas as fases do trabalho, que está em fase final.

“O mapeamento do parque cafeeiro de Minas Gerais é um projeto pioneiro e deve servir como modelo para outros estados. A ideia é que se torne uma fonte permanente de consulta com informações abertas de Governo”, conclui Moraes. Os resultados alcançados serão apresentados em detalhes na Semana Internacional do Café (SIC) que acontecerá em Belo Horizonte de 25 a 27 de outubro. 

Além da Seapa, o Geoportal do Café conta com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). São parceiras do projeto a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Fundação João Pinheiro (FJP) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures