ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG discute lei para informar a espécie vegetal no rótulo dos cafés

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 28/05/2014

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A Assembleia de Minas recebe a 6ª reunião extraordinária, em audiência pública, deputados e autoridades do setor cafeeiro de Minas. A discussão terá como principal ponto o Projeto de Lei nº 4.703/2013, do deputado Mário Henrique Caixa, que aborda a obrigatoriedade de que conste, nos rótulos das embalagens de café comercializado no Estado, informação sobre a espécie vegetal de que se compõe o produto.

Entre os convidados da reunião estão a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - Brasília/DF; Ronaldo Scucato, presidente da Ocemg; Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) Brasília/DF; André Luiz Coelho Merlo, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg); José Roberto Soares Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Serviço
Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial
Quando: Quinta-feira, 29 Maio 2014, 14h00
Local: Auditório da Assembleia de Minas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: Tel: (31) 21087657

Informações da Assembleia de Minas.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA FREITAS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/05/2014

A comparação do café ao vinho é sempre um desejo do ponto de vista gastronômico e portanto desejável, quando se trata da promoção do produto e sofisticação da cultura do consumidor, contribuinte para o aumento do consumo. Mas a pauta rotulagem de café, no foro de uma assembleia legislativa é incoerente, porque se trata de tema de responsabilidade de esfera federal. Creio que a ALMG deveria propor outros projetos, como por exemplo, os relativos à atualização tecnológica da indústria mineira. Fiquei sinceramente chocada quando descobri que a resolução que trata do padrão de compra do café industrializado pelo executivo mineiro, que eu escrevi, foi alterada, colocando um padrão da SCAA. Existem problemas mais graves do que a indicação de uma espécie no rótulo: além da importação de café (em Belo Horizonte, eu consegui comprar Blue Montain, a lenda dos café e não consegui comprar o sachê de café, produzido para abastecer minha máquina), existe também o problema da inovação. Fiquei chocada também por ler matéria no Estadão, onde a indústria brasileira manifesta sua satisfação pela quebra de patente da Nespresso. Será que o Brasil não é capaz de abrir mão de seu complexo de terceiro mundo e criar algo melhor? O rótulo sem tecnologia de envase, sem infraestrutura industrial, sem fiscalização do Estado, não é absolutamente nada.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures