ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa discutirá norma de exigência de qualidade mínima para café no dia 22 de março

AGENDA DO PRODUTOR

EM 19/03/2010

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está discutindo a publicação de uma norma técnica exigindo uma qualidade mínima para o café brasileiro. Esse assunto será discutido pelo Ministério com industriais do setor no próximo dia 22.

A norma que vem sendo elaborada pelo Mapa classifica os cafés numa escala de 0 a 10 e estabelece que 4 é a nota mínima para que o produto possa ser comercializado. A classificação será obtida através de critérios como acidez, que deve ser menor que 1%, e umidade de no máximo 13%, no caso dos grãos. Para o café torrado, serão levados em consideração fatores como o ponto de torra e o limite de água de resfriamento.

Segundo Egídio Malanquini, um dos termos da norma técnica que será questionado pela indústria é sobre quem será responsabilizado pela qualidade do café. "O produtor deve atender as exigências mínimas já no cultivo, senão a qualidade do produto estará comprometida. Para isso, é preciso treinar e capacitar os cafeicultores", disse.

Malanquini também acredita que deveria haver uma capacitação dos produtores rurais antes da criação desta política. "Se o café não for fornecido já com a qualidade mínima exigida, a indústria terá que procurar outros fornecedores, o que pode acarretar na escassez do produto", declarou.

A norma técnica ainda está em processo de audiência pública. A previsão é de que esteja finalizada no mês de maio.

Debate sobre nova norma

Os brasileiros podem ficar tranquilos quanto à qualidade do cafezinho, bebida consumida por 94% da população com mais de 15 anos, segundo dados da Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café. A nova norma discutida pelo MAPA será assunto de um debate, a ser realizado na segunda-feira, dia 22, a partir das 07h45, no edifício Findes, entre representantes do Ministério e membros da cadeia produtiva de café do Espírito Santo.

O encontro é fruto de uma parceria entre Abic e Sincafé - Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo. O objetivo é adequar a cadeia local às novas normas de regulamentação e aprimorar a qualidade do café produzido no Espírito Santo.

O evento será realizado durante todo o dia, e terá palestras com representantes da diretoria da Abic, entre eles o diretor executivo da instituição, Nathan Herszkowicz. "Vamos debater o papel de cada integrante da cadeia, desde o produtor rural aos industriais, para que o produto chegue ao consumidor com a maior qualidade possível", destaca o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.

Programa de Qualidade do Café

Na terça-feira, dia 23, às 07h45, também na Findes, será realizado um café da manhã para oficializar o lançamento do Programa de Qualidade do Café (PQC) no Espírito Santo, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica.

O Termo será assinado pelas indústrias e toda a cadeia produtiva do segmento de café do Estado, pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Sindicato da Indústria de Panificação do Estado (Sindipães), Sindicatos dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado (Sindbares) e Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Estado (Sindihotéis). Estarão presentes representantes do governo estadual, da secretaria de agricultura, da Assembleia Legislativa, prefeitos da região de montanhas e produtores de cafés de qualidade.

Uma das finalidades do PQC é informar a qualidade do café que está sendo vendido, além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado por cada marca, e com isso escolher o sabor que mais agrada. "Para as indústrias, é muito importante a participação neste programa porque as fábricas que atenderem suas especificações estarão automaticamente enquadradas nas novas resoluções estabelecidas pelo Mapa", disse Egídio Malanquini.

As informações são do Centro de Apoio aos Sindicatos Filiados à FINDES, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures