ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Livro mostra benefícios do café para a saúde

AGENDA DO PRODUTOR

EM 19/11/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Depois de ser lançado nos Estados Unidos, foi apresentado no Brasil o livro 'Café: a bebida revolucionária para o prazer e a saúde', do médico e estudioso dos efeitos do café na saúde, Darcy Lima, com co-autoria de Roseane Santos. A obra discorre sobre os efeitos positivos do café no corpo humano. O lançamento fez parte da programação do 15° Encafé, terminou ontem (18), em Porto de Galinhas, Pernambuco.

O livro, ainda em versão em inglês, mostra que café não só é cafeína, mas rico em antioxidantes, minerais e vitaminas, entre outras substâncias químicas que estimulam o cérebro e saciam o corpo de um prazer que vai muito além da xícara. A obra traz ainda a história de café, com um guia ilustrativo para os apreciadores da bebida, reúne descobertas científicas recentes sobre o popular hábito de tomar café, como um meio eficaz, barato e agradável de combater diversos problemas de saúde.

O livro desperta a atenção da classe médica e da população para os benefícios do café. Os autores defendem a hipótese de que os jovens estariam mais alertas, com maior capacidade de memória, com mais humor, ao mesmo tempo em que estariam prevenindo a obesidade e diabetes, se trocassem as bebidas artificiais como refrigerantes por uma xícara de café com leite. Eles ressaltam também estudos que comprovam os efeitos do café na prevenção de doenças como depressão, alcoolismo, doença de Parkinson, Alzheimer e câncer. Traz ainda os resultados de pesquisas sobre os benefícios do café frente às doenças do coração.

Os estudos e a difusão das informações para a classe médica e consumidores têm contribuído para desmistificar a idéia de que o café faz mal à saúde. Segundo levantamento de tendências de consumo realizado pela Associação Brasileira de Indústrias de Café (Abic), a maior parcela de pessoas que dizem não tomar café regularmente alega desconhecer os benefícios para a saúde, quando tomado moderadamente (3 a 4 xícaras diárias). Entretanto, trabalho desenvolvido junto à classe médica tem demonstrado redução desta justificativa entre os não consumidores, de 59% em 2004, para 34% em 2005.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures