No dia 1º de outubro, 45 produtores e 56 lotes de café de qualidade especial participarão do 1º Leilão de Café Especial de Cingapura (microlote), organizado virtualmente pela Singapore Coffee Association (SCA) em parceria com Food & Hotel Asia (FHA). Os cafeicultores são dos seguintes países: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Indonésia, Quênia, Mianmar, Panamá, Peru, Timor Leste, Venezuela e Zâmbia.
“Desde o lançamento de nosso leilão virtual de cafés especiais de Cingapura, no final de julho, temos recebido um grande interesse de todo o mundo. Temos 56 lotes de cafés especiais de alta qualidade de 12 países participantes deste evento. Estima-se que cerca de 200 licitantes de toda a Ásia e Oriente Médio comparecerão neste primeiro leilão virtual”, disse Victor Mah, presidente da Singapore Coffee Association.
A SCA disse que, para muitos produtores de café especial, vender seus grãos por meio de comerciantes tem sido uma boa opção. No entanto, a pandemia, que causou a imposição de restrições sociais e de viagens em todo o mundo, interrompeu as cadeias de abastecimento e tornou o comércio de café lento. Organizar um leilão virtual de café ajuda a mitigar os desafios de comércio e fornecimento, permitindo que os compradores comprem diretamente da origem e, também, que os produtores de café estabeleçam uma presença no mercado asiático.
O leilão de café especial de Cingapura apresentará 56 lotes de grãos de café de qualidade especial, incluindo o gueixa panamenha premium, dos produtores panamenhos Café Don Benjie e Cafelino.
“Estou muito satisfeito por participar deste primeiro leilão virtual de café. Tenho certeza que o leilão será um evento de grande sucesso pela sua extraordinária organização. É uma honra poder apresentar nosso melhor café gueisha do Panamá ao mercado da Ásia-Pacífico”, disse Stefan Muller, Diretor Executivo do Café Don Benjie.
Alguns dos cafés que farão parte do evento:
- Mundo novo, geisha e catucaí amarelo do Brasil
- Caturra amarelo da Colômbia
- F1 centroamericano e Hy-04 natural da Costa Rica
- Bourbon da Guatemala
- Ateng super da Indonésia
- SL 34, SL 28 e Ruiru enxertada do Quênia
- Catuaí e catimor H528 de Mianmar
Confira os participantes aqui.
“É interessante e inovador para a Singapore Coffee Association organizar um leilão de café virtual. O evento é oportuno e acredito que ajudará efetivamente agricultores como nós a comercializar nosso café verde para a Ásia”, afirma Xenia de Ameglio, proprietária da Cafelino.
Para complementar o leilão, um webinar exclusivo organizado pela Asean Coffee Federation (ACF), com tema “Efeitos das Mudanças Climáticas na Produção de Café na ASEAN”, será realizado no mesmo dia. Liderado pela ACF, o webinar apresentará um painel de gurus da indústria que lançará luz sobre o impacto das constantes mudanças do clima na cafeicultura no Sudeste Asiático.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santi