De 22 a 26 de janeiro a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) fará as cinco etapas do júri popular do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Serão pelo menos dez avaliadores dos cinco estados participantes: São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Os juízes vão provar os onze cafés inscritos no certame, avaliando a qualidade global na xícara.
Cada estado terá sua avaliação em um dia da semana. Na segunda-feira, os juízes paulistanos farão as provas em uma escola na Barra Funda, em São Paulo. Em seguida, será a vez dos paranaenses avaliarem, em Londrina. No dia 24, os capixabas vão provar as amostras em sua capital, Vitória. A quinta-feira será dia de testes em Salvador e, por fim, os mineiros encerrarão a avaliação na sexta, em Belo Horizonte.
Os avaliadores serão instruídos, de início, por um profissional da ABIC. Em seguida, testarão as 11 variedades, às cegas, preparadas em filtro. Eles deverão selecionar seus favoritos de acordo com a escala hedônica, expressando gostar (ou não) de atributos específicos do produto: fragrância, aroma, acidez, amargor, adstringência, corpo e sabor.
O resultado desta avaliação terá um peso de 15% na nota final de cada café. Em dezembro de 2017, um júri técnico, formado por provadores e especialistas, deu seu parecer sobre as amostras e selecionou as 11 que foram direcionadas ao júri popular. A nota dada por eles vale 70% da pontuação total, à qual serão somadas tanto a nota obtida na próxima semana, como os outros 15% da nota, que dependem da sustentabilidade das propriedades concorrentes.
Veja o cronograma do concurso:
22 a 26 de janeiro - será realizado o Júri Popular, com a participação de consumidores dos estados participantes.
30 de janeiro - divulgação do café campeão e a relação dos finalistas.
30 de janeiro a 8 de fevereiro - Leilão dos lotes finalistas. Aberto a torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas.
9 de fevereiro - divulgação das empresas campeãs do leilão, que são aquelas que deram os maiores lances. Todos os cafés serão industrializados e chegam aos consumidores em abril, compondo a 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.