O Cup of Excellence está com inscrições abertas até 6 de setembro. O concurso, realizado pela Associação Brasileiro de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e com a ApexBrasil como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, celebra 25 anos e é aberto a todos os produtores de arábica do país.
As inscrições devem ser feitas no site da BSCA, nas categorias via úmida (cafés despolpados, desmucilados e cerejas descascados), via seca (cafés naturais, secos com casca) e experimental (cafés que passaram por processo de fermentação induzida).
Os cafés participantes são registrados, codificados e passam por avaliação da comissão de degustadores da pré-seleção. Classificadas quanto a tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e qualidade da bebida, as amostras que pontuarem 86 ou acima (até 150) passarão para a fase nacional.
Depois, os cafés são reavaliados, e os mais bem pontuados selecionados para a fase internacional, sendo 14 tanto na categoria via úmida quanto via seca e 12 na experimental. Juízes de diversos países, então, analisam os cafés e definem os dez vencedores de cada categoria.
Os 30 cafés vencedores do Cup of Excellence 2024, considerados os melhores especiais da safra 2024 do Brasil, são ofertados em leilão on-line e disputados por compradores de todo o mundo.
Em 2023, o maior lance do leilão foi dado ao café da Fazenda Rainha (Orfeu Cafés Especiais), em São Sebastião da Grama (SP), campeão da categoria via seca. O valor foi pago pela empresa japonesa Sarutakiho Coffee foi de R$ 84,5 mil para cada saca (60 kg).