Termina no dia 8 de setembro o prazo das inscrições para a 17ª edição do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, promovido pelo governo do estado de Minas Gerais. O evento irá escolher campeões de café arábica nas categorias natural e cereja descascado por regiões e também o melhor do estado.
Serão selecionados os primeiros colocados de cada categoria. Também os três melhores cafés de cada região produtora: Matas de Minas, Sul de Minas, Chapada de Minas e Cerrado de Minas.
“Há classificação para os três primeiros colocados. Os prêmios são troféus e certificados. Porém, como ocorreu nos últimos anos, existe a possibilidade de comercialização dos cafés”, ressaltou o coordenador estadual de cafeicultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Bernardino Cangussú.
Como participar
Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios locais da Emater-MG. Todo o processo é gratuito. Os produtores podem competir com amostras de café arábica, do tipo 2 para melhor, colhidas no ano. As categorias de avaliação são café natural e café cereja descascado, despolpado ou desmucilado.
A organização do concurso espera receber mais de mil amostras. “Este concurso é diferenciado, pois a inscrição das amostras é precedida de um trabalho de assistência técnica e extensão rural muito forte. Por isso, mesmo com a pandemia, deveremos manter um alto padrão na qualidade dos cafés”, afirma Bernardino.
Avaliação
Os grãos passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora. O produtor que obtiver a maior pontuação final, independentemente da categoria, será considerado campeão estadual. O coordenador lembra que, em todas as etapas, desde a entrega de amostras até as provas, seguirão as orientações dos órgãos de saúde no sentido de prevenção à Covid-19.
O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Para obter mais informações, clique aqui.
As informações são do G1 Sul de Minas (Por Jonatam Marinho).