O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024 está com inscrições abertas até 6 de setembro. A competição, considerada a maior do país em participação de agricultores familiares, está na 21ª edição e é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG (Seapa).
Podem participar produtores dos municípios mineiros com amostras de arábica, tipo 2 para melhor (máximo quatro defeitos), colhidas neste ano. Os cafés também devem ser peneira 15 (ou acima), com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada.
São duas categorias – natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado – e os produtores podem participar apenas de uma. A ficha de inscrição está disponível neste link e deve ser entregue impressa com amostras nos escritórios da Emater-MG.
Além de avaliações física e sensorial feitas por uma comissão julgadora, os cafés a produção passam por avaliação socioambiental de sua produção. As melhores amostras são classificadas em cada macrorregião cafeeira do estado: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A cerimônia de premiação acontece em dezembro.
Informações: (31) 3349-8075/8091/8173 ou pelo e-mail concursoqualidadecafemg@emater.mg.gov.br
Regulamento: www.emater.mg.gov.br