O 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas (MG) foi lançado na última quarta-feira (26) e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, do Instituto Federal do Sul de Minas, da Emater-MG, da Cooperativa Café Poços, do Sindicato dos Produtores Rurais, do Sebrae e da Associação Cafés Vulcânicos.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de agosto. Podem participar produtores com lotes de café arábica produzidos em 2021 que atendam a uma das três categorias: café natural, cereja descascado, despolpado ou desmucilado, ou a novidade deste ano, o orgânico. Nesta edição também há a possibilidade de inscrever microlotes (5 sacas), permitindo a participação dos pequenos produtores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), Thiago Mariano, destacou que as alterações no regulamento foram feitas para garantir a inscrição de mais cafeicultores. “Estamos confiantes de que será mais uma edição de sucesso, reconhecendo o trabalho dos produtores de cafés vulcânicos da cidade e estimulando a busca pela qualidade e renda para a região”, disse.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, a produção de cafés no município vem se consolidando cada vez mais, sobretudo pela dedicação dos cafeicultores. “Sabemos do potencial econômico do café para Poços e o concurso valoriza diretamente nossos produtores”, afirmou.
O regulamento completo do concurso está disponível na Emater, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e na Cooperativa Café Poços. As inscrições devem ser feitas no escritório local da Emater-MG (Rua Pernambuco, 299 - Centro).
Participaram do lançamento o prefeito Sérgio Azevedo; o vice-prefeito Júlio César de Freitas; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano; o secretário de Comunicação, Paulo Ney de Castro Jr.; além de representantes de entidades, como o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Marco Sanches; a presidente da Assodantas, Sandra Benelli; e o presidente da Assolima, Luiz Carlos Zanetti.
As informações são da Comunicação PMPC.