A Yara, empresa com foco em nutrição de plantas, acaba de lançar a 4ª edição do concurso NossoCafé para eleger os melhores cafés arábicas da safra 2020/2021. As inscrições vão até 12 de outubro e o objetivo é reconhecer o trabalho dos produtores e incentivar o mercado de cafés especiais no Brasil, avaliando quesitos como aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio.
De acordo com João Moraes, diretor de contas globais na Yara Internacional, o concurso é uma oportunidade para os produtores celebrarem o resultado do ciclo de um ano da sua lavoura de café, uma vez que a iniciativa conta com avaliações criteriosas de renomadas instituições. "A cada edição, encontramos uma grande evolução na qualidade dos cafés graças ao empenho de cafeicultores preocupados em colher os melhores frutos, fazendo da atividade um negócio inovador e sustentável. A nutrição equilibrada é fundamental para assegurar alta produtividade e também para produzir uma matéria prima de qualidade, frutos com maturação ideal para garantir cafés super especiais", explica.
Com a colheita de café das principais regiões produtoras finalizada ou próxima do fim, a expectativa é de uma produção expressiva para a safra 2020/2021, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês. Conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto, o Brasil deve fechar o ano com 59,6 milhões de sacas de 60 kg, crescimento de 19,4% em relação a 2019.
Ainda segundo o Instituto, para o café arábica, a produção estimada foi de 45 milhões de sacas de 60 kg, recorde da série histórica do IBGE. "Mesmo com a pandemia, os números do café são positivos e os produtores de várias regiões aproveitaram boas janelas de preços para comercializar boa parte de sua produção. Nas edições anteriores, recebemos inscrições de cafeicultores das principais regiões produtoras", comenta João. Em 2019, os vencedores foram de Itarana (ES) e Matas de Minas (MG).
O Concurso NossoCafé é uma iniciativa exclusiva para os produtores que utilizam o Programa Nutricional da Yara, e já reuniu centenas de inscrições desde a primeira edição, em 2017. "O negócio da Yara vai além da comercialização de fertilizantes, nós buscamos soluções que, somadas à dedicação dos produtores, garantam bons resultados. Enfatizamos ainda a importância de o cafeicultor conhecer a qualidade do seu produto, de cada lote de café produzido, para que consiga melhores mercados e maior rentabilidade ano após ano", finaliza João Moraes.
Como participar
Para se inscrever, o cafeicultor deve ser cliente Yara. Um dos requisitos é ter comprado produtos da linha YaraMila, YaraVita e YaraLiva até o dia 31/05/2020 - comprovado com a nota fiscal ao se inscrever. O produtor deve preencher uma ficha e um questionário técnico no site oficial do concurso.
São elegíveis os cafeicultores que apresentem amostras de um lote em uma das categorias: Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca) e Café Natural (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca). Serão aceitas apenas amostras de cafés da espécie Coffea arabica L. que tenham aspecto uniforme - sem discrepância de cor, teor de umidade máximo de 12%, classificação física que atenda ao tipo 2/3 da Classificação Oficial Brasileira (IN 08/2003, MAPA), grãos chatos, nas peneiras 16 acima , com vazamento máximo de 5% da peneira 16.
Na primeira etapa, o produtor deverá enviar uma amostra de 2,5 kg em embalagens plásticas transparentes, livres de odores estranhos, próprias para café, para a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) até às 17h do dia 16 de outubro. As amostras serão classificadas segundo protocolos e avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), que considera uma série de atributos, entre eles aroma, sabor, acidez, doçura, corpo, equilíbrio, dentre outros.
Os produtores selecionados para a segunda fase da competição deverão apresentar nova amostra, entre 24 de outubro e 4 de novembro, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da SCA. A pontuação final de cada produto será composta pela soma dos valores alcançados por cada item.
Por fim, os vencedores deverão ser anunciados em 19 de novembro (a data poderá sofrer adequações em função da pandemia). O primeiro colocado de cada uma das categorias ganhará uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2021, em New Orleans (EUA), com todas as despesas pagas. Além disso, o primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela Yara.