Estão abertas as inscrições para a 27ª edição do Concurso de Qualidade Minasul de Café, que tem o objetivo de classificar e promover os melhores cafés, além de identificar e classificar os cooperados e colocá-los em evidência junto aos mercados nacional e internacional.
O formato e a organização do concurso têm a coordenação da Minasul e órgãos ligados à cafeicultura. Basta separar uma amostra de café natural e uma de café cereja descascado (despolpado) da safra 2019/2020, que devem corresponder aos lotes depositados nos armazéns da Cooperativa, beneficiados (em peneiras 16 e acima, secos em terreiros ou secadores, desde que sem cheiros ou gostos estranhos, atendendo às qualidades - café especial - do concurso). Todas as amostras serão formadas sob responsabilidade do Departamento de Cafés Especiais, a partir dos lotes indicados pelos cooperados para participar do concurso.
Cada amostra inscrita representará 10 sacas de café, preparados nas peneiras 16, 17 e 18, com no máximo 11% de umidade para café cereja descascado e 12% para café natural. A ficha de inscrição do concurso está disponível também para download no site da Minasul e deverá ser corretamente preenchida com os itens solicitados. Depois precisa ser assinada pelo produtor responsável pela inscrição e não será cobrada nenhuma taxa. O produtor precisa ficar atento ao prazo de entrega do lote, que terminará no dia 20 de setembro.
As amostras concorrentes serão identificadas apenas pelos números de inscrição, não sendo permitida a identificação do proprietário ou quaisquer outros dados. A comissão Julgadora selecionará 20 finalistas para o café natural e 10 finalistas para o cereja descascado/despolpado, que concorrerão à premiação. Os nomes dos produtores classificados serão divulgados no dia 4 de outubro. Para saber mais detalhes sobre o concurso, clique aqui.