Já está liberado o envio das amostras para o 1° Concurso de Qualidade dos Cafés do Campo das Vertentes, promovido pela Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes (Acave) e pela Emater-MG.
Contribuindo para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, o evento busca promover os cafés da região, agregando valor, incentivando o aumento da qualidade, destacando o mercado nacional e promovendo a consolidação da cafeicultura familiar.
Todas as amostras que forem enviadas para o Concurso Estadual da EMATER, das cidades Aguanil, Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, Cristais, Ibituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Rezende Costa, Ribeirão Vermelho, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João Del Rei e São Tiago estarão concorrendo ao Concurso do Campo das Vertentes.
Serão aceitos cafés arábicas produzidos durante o ano de 2018. As categorias são: “café natural”, onde o café recém-colhido é levado para o terreiro ou secador sem a remoção da casca; e “café descascado/despolpado/desmucilado”, onde os grãos são descascados antes de passar pela secagem.
As amostras enviadas para a primeira etapa deverão ser entregues até o dia 6 de setembro (quinta-feira), nos escritórios locais da EMATER-MG. A análise dos grãos, feita por provadores especializados, ocorrerá durante os meses de setembro, outubro e novembro.
Serão julgados aspectos físicos, sensoriais, umidade (precisa estar entre 10% e 12%), cor (serão desclassificadas amostras com colorações amarela, esbranquiçada e discrepante), secagem, entre outros.
Os três primeiros colocados de cada categoria, produzidos em algum dos 21 municípios do Campo das Vertentes, serão leiloados durante a realização do Festival do Café do Campo das Vertentes, no dia 27 de outubro, em Santo Antônio do Amparo (MG).
Para ler o regulamento completo, clique aqui.