ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incaper realiza Encontro Regional de Cafeicultores em Alegre

AGENDA DO PRODUTOR

EM 19/11/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta quinta-feira (20), o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) e a Prefeitura de Alegre realizam o Encontro Regional de Cafeicultores. Aproximadamente 200 pessoas, em sua maioria produtores de café de 11 municípios da região Sul do Espírito Santo, mas também profissionais da área, empresários e comerciantes, estarão reunidos no Teatro Municipal de Alegre, das 8 às 15 horas.

O objetivo do evento é tornar a produção cafeeira da Região Sul do Estado mais competitiva, tanto a nível estadual, quanto regional e mundial. Para tanto, a reunião se dividirá em três blocos, que abordarão tanto as modernas tecnologias de produção de café, quanto fatores conjunturais, como o financiamento agrícola e as tendências de mercado, o que possibilitará aos agricultores um melhor planejamento das ações futuras.

De acordo com o extensionista do Incaper e organizador do evento, Marcos Moulin Teixeira, a Região de Alegre possui grande potencial para produção de cafés com alta qualidade, devido às condições adequadas de clima e solo e ao conhecimento histórico da atividade, uma vez que o local apresenta mais de 150 anos de cafeicultura. Portanto, o encontro visa ao aumento da produtividade na região e à produção de cafés de qualidade superior, que atendam tanto o mercado interno quanto o externo.

Dentro deste objetivo, no primeiro bloco do Encontro - "Tecnologia de Produção e Administração" - o coordenador do programa de cafeicultura do Incaper, Romário Gava Ferrão, falará aos participantes sobre os benefícios da renovação e do revigoramento das lavouras de café. Segundo ele, o parque cafeeiro encontra-se envelhecido, cultivado de maneira inadequada, com tecnologias ultrapassadas. A renovação da plantação, utilizando mudas de qualidade, variedades corretas e local adequado pode dobrar a produção de café das propriedades rurais.

O segundo bloco, "Organização e Financiamento Agrícola", terá como foco a importância do cooperativismo na cafeicultura e as linhas de crédito rural. Por fim, o terceiro bloco, "Panorama Mundial da Cafeicultura", abordará as exigências de mercado e oferecerá direcionamentos para a comercialização da produção.

Marcos Moulin afirma ainda que o evento possibilitará o intercâmbio de informações entre os diversos agentes da cadeia produtiva do agronegócio café, sendo esta mais uma fonte de conhecimentos para os participantes. As informações são do Incaper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures