ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo planeja debate sobre importação de café; produtores se reúnem na próxima semana

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 12/12/2016

1 MIN DE LEITURA

3
0
Da redação

Para debater sobre a importação de café verde, após pedidos das indústrias nacionais, duas reuniões estão agendadas para esta semana. Preocupados com a possível abertura de mercado, os produtores se organizam para um encontro em Varginha, no Sul de Minas, para a próxima semana, dia 19 de dezembro. O encontro será realizado no Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais.

Em Brasília
A reunião chamou a atenção de autoridades do governo, que se antecipou, programando para esta semana um debate. Segundo o deputado federal Evair de Melo (PV-ES), integrante do CNC, o tema deve ser discutido no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, terça-feira (13) ou quarta-feira (14).

Fontes do setor confirmaram o encontro para esta terça-feira, quando devem se reunir representantes das indústrias dos cafés solúvel e torrado, favoráveis à importação do café do Vietnã, e do outro lado, representando o setor produtivo, o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) declarou que “hoje é praticamente impossível comprar lotes de maior volume de café conilon”, em novembro. Leia mais aqui, em reportagem sobre o posicionamento da Abics.

Em contrapartida, o CNC já havia se manifestado contrário à importação. “Somos reticentes quanto à importação do café verde em regime de drawback – voltado ao beneficiamento e posterior exportação – e aos impactos que a operação poderá ocasionar aos produtores brasileiros. Nosso intuito, nesse cenário de debates, é evitar medidas surpreendentes e tomadas à revelia do consenso do setor privado”, pontuou a entidade ainda em outubro deste ano.

Ainda de acordo com o deputado, a reunião será intermediada por Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa). Evair de Melo reforça que “se o governo sinalizar que a indústria vai poder importar qualquer volume de café, vamos declarar guerra”.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ARMANDO NOGUEIRA

BONITO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/12/2016

Este atual governo, pelo qual, muitos lutaram, achando que não teria a mesma IRRESPONSABILIDADE COMUNISTA DE DILMA E LULA, se mostra um FROUXO E ENTREGUISTA. jÁ PASSOU da hora de se discutir a INADIMPLÊNCIA POR 6 ANOS DE SECA IMPIEDOSA que tem levado ao desespero e à falência, como a minha propriedade e de centenas de milhares de DESAMPARADOS POR ESSES GOVERNOS INCONSEQUENTES. IMPORTAR CAFÉ NAS ATUAIS CONDIÇÕES ECONÔMICA É O MESMO QUE FALAR DE CORDA NA CASA DE ENFORCADO. ABAIXO A BURRICE E O ENTREGUISMO A UMA INDÚSTRIA  que já não sabe de que lado maltratar mais com sua BIPOLARIDADE ENSANDECIDA!  BASTA! BASTA BASTA DE ROUBAR O FUTURO E O PRESENTE DE PRODUTORES, JÁ QUE O PASSADO FOI SOLAPADO.
CHARLES ALCANTARA

ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2016

Absurdo, se caso for aprovado será a quebradeira dos produtores! E todo o setor será prejudicado! Só no Brasil mesmo que isso existe!
SAULO ANTONIO MELO SIQUEIRA

CÁSSIA - MINAS GERAIS

EM 13/12/2016

Nos dê as mesmas condições trabalhistas, ambientais, burocráticas, etc., DOS OUTROS PAÍSES PRODUTORES QUE, TENHO CERTEZA ABSOLUTA, NÓS PRODUTORES EM SUA IMENSA MAIORIA, SEREMOS TOTALMENTE FAVORÁVEIS ÁS IMPORTAÇÕES. A ABIC QUER  JOGAR NOS NOSSOS OMBROS SUA TOTAL INCOMPETÊNCIA? SAIAM DO RAMO, DEIXEM SUA ATIVIDADE PARA OS PROFISSIONAIS E VÃO TRABALHAR COM BANANAS. É MAIS FÁCIL E MENOS PROFISSIONAL.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures