No dia 27 de setembro, a partir das 13h45, a Cooxupé realiza a 4ª edição do Fórum Café e Clima. O evento acontece em formato híbrido, presencialmente, no auditório da Matriz da cooperativa, em Guaxupé (MG), e com transmissão ao vivo através do canal da cooperativa no YouTube e no Portal Hub do Café.
O Fórum é um importante instrumento aos cooperados cafeicultores e para o mercado de café, pois apresenta as condições da produção cafeeira diante dos impactos climáticos. Para isso, os especialistas apresentam e respondem questões sobre como os cafezais estão reagindo frente ao comportamento do clima, diante de secas, geadas e déficit hídrico. Outro ponto fundamental abordado é o impacto desses fenômenos em relação às safras futuras.
“Não há como falar de safra sem fazer a relação com o clima. Temos visto que o comportamento climático tem trazido grandes impactos para as lavouras nos últimos anos. Tanto quanto a falta de chuvas como as geadas. Por isso, a Cooxupé sempre abrirá espaços para discussões com especialistas do assunto. De modo a trazer importantes informações, auxiliando nossos cooperados em suas tomadas de decisão, além de munir o mercado com cenários compatíveis ao momento atual e às futuras safras”, explica o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Presença de especialistas
O 4º Fórum Café e Clima conta com palestra do engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos. Na ocasião, ele apresenta quais eventos climáticos ocorridos desde abril de 2021 e como está a situação atual das lavouras nas diversas regiões onde a cooperativa possui estações meteorológicas.
Também está confirmada a presença de Marco Antonio dos Santos, que é engenheiro agrônomo, agrometeorologista e sócio-fundador da Rural Clima. Marco Antonio abordará as previsões climáticas para a safra de café 2023.
A programação do evento ainda traz a palestra do fisiologista vegetal Cláudio Pagotto Ronchi, que explicará os impactos dos eventos climáticos do ponto de vista fisiológico que ocorreram com os cafeeiros, assim como as implicações atuais e futuras para a produção de café. Cláudio possui doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde é docente até hoje. Dentre as atividades que realiza, também desenvolve projetos de pesquisa sobre a fisiologia da produção do cafeeiro e manejo de plantas daninhas em café.
A mediação dos debates será conduzida pelo engenheiro agrônomo e gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo.
Serviço
4º Fórum Café e Clima Cooxupé
Quando: 27 de setembro de 2022
Horário: 13h45
Onde: Presencial (Matriz da Cooxupé em Guaxupé)
Mais informações: www.cooxupe.com.br