Entre os dias 8 e 10 de fevereiro acontece a 22ª edição da Femagri, em Guaxupé (MG). De acordo com Douglas Ferreira, Supervisor de Mercado de Máquinas da Cooxupé, o evento é uma oportunidade para que produtores ampliem o conhecimento. “Além da Femagri ser uma feira exclusiva de negócios para o cafeicultor, a Cooxupé sempre se preocupa em montar um espaço que seja aberto para toda família cafeicultora. Pois, no dia a dia, todos os integrantes participam dos processos dentro das suas propriedades. E, assim, o evento conta com atrações e atividades para os negócios e lazer de toda a família”, explica.
Conheça alguns espaços do evento:
SMC
A empresa terá um estande com demonstrações e orientações sobre o mercado de cafés especiais. Criada pela Cooxupé em 2009, a SMC abre possibilidades a cafeicultores que produzem cafés de alta qualidade.
Seguro agrícola
Uma das novidades desta edição é o estande de seguros, que resulta da parceria entre a Cooxupé, a corretora Lockton e a seguradora Mapfre. Assim, oferece aos cooperados a possibilidade de contratar seguro agrícola com condições especiais. O espaço será dedicado a orientar sobre a importância do seguro cafezal. Ou seja, com informações sobre cuidados e indenizações em caso de perda ou extração dos pés de café. Já no seguro veicular, cooperados e colaboradores terão acesso a vantagens como a contratação sem avaliação de perfil de condutor, algo que o mercado não oferece dentro da normalidade de varejo.
Empório Cooxupé
Visitar a Femagri e levar um pedacinho da Cooxupé para a casa é possível com a vasta quantidade de produtos disponibilizados no Empório, que é a loja oficial da Cooxupé. No local, o visitante encontrará xícaras, cafeteiras, relógios, cafés em grãos e moído e demais itens para presentear ou ter uma recordação da cooperativa dentro de casa.
Espaço Kids
Um local lúdico, pensado para a diversão das crianças. E que, durante todo o funcionamento da feira, contará, por fim, com brinquedos e monitores capacitados para a tranquilidade dos pais.
Fazendinha
Totalmente sustentável, amparada no uso racional dos recursos naturais, que são a base do Protocolo Gerações, programa de sustentabilidade desenvolvido pela Cooxupé.
O espaço, que é aberto a toda família cafeicultora, apresentará soluções alinhadas com as boas práticas ambientais e que dialogam com o mercado consumidor, sempre em busca de iniciativas seguras de conservação.
Agricultura regenerativa
De acordo com Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o cultivo de plantas de cobertura e a importância do controle biológico estão entre as demonstrações do espaço. A proposta é munir o produtor de café cooperado com o que há de mais atual em termos de produtos e técnicas conservacionistas, que auxiliem o trabalho na lavoura sem afetar o meio ambiente.
Dentre as inovações, a equipe técnica da Cooxupé mostrará a viabilidade do uso da tecnologia na cafeicultura em um sistema de irrigação, tendo em vista a estiagem que afetou as lavouras nos últimos anos.
Outras novidades
O visitante contará, também, com demonstrações do uso de energia solar e outros processos que estão em consonância com as certificações, visando constante melhoria nos negócios.
“Na Fazendinha teremos demonstração de estrutura de energia fotovoltaica e seus benefícios para a propriedade. Vamos ter a apresentação de um trabalho sobre resíduos de glifosato em grãos de café realizado por Guy Carvalho, Luiz Viana e Illy Café. E, em parceria com o Sebrae, teremos palestras sobre empreendedorismo feminino, sucessão familiar e gestão da propriedade. Além de oficinas de robótica para o público infanto-juvenil”, pontua Renê.
A Fazendinha ainda terá, dentre as exposições, pulverização com drone e robô pulverizador; estação meteorológica com sensor de umidade para irrigação; consultoria sobre a importância da coleta de amostras de solo e de folha para que o produtor use racionalmente os insumos nas lavouras; além das presenças do Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé e do Departamento de Geoprocessamento, responsável pela apresentação da situação do clima e o impacto na cafeicultura.
Serviço
22ª edição da Femagri
Quando: 8 a 10 de fevereiro
Onde: Avenida Vereador Nelson Elias, 1.300 B - Japy - Guaxupé (MG)
Mais informações: www.cooxupe.com.br/femagri/
Entrada gratuita