De 20 a 22 de fevereiro, Guaxupé recebe a Femagri 2019, evento agrícola voltado à cafeicultura. O espaço contará com mais opções de soluções em tecnologia digital, fazendo com que os cafeicultores tenham oportunidade de conhecer diferentes sistemas que visam aumentar a produtividade e otimizar com assertividade a gestão nas lavouras de café, entre opções que vão do plantio ao pós-colheita.
Com o tema Tecnologia Digital Gerando Valor à Cafeicultura, a feira trará as atividades na Fazendinha, um espaço com 2.500 m² que concentrará pelo menos 25 estandes e 18 expositores, entre eles instituições públicas parceiras. A ideia é que os cafeicultores conheçam as mais recentes e eficazes tecnologias que apresentam na prática o conceito de Fazenda 4.0, como softwares que oferecem informação em tempo real, automação de processos e gestão da propriedade.
“A cada edição da Femagri a Cooxupé busca trazer novidades para o cafeicultor e estar atenta a tendências para o campo, em especial à cafeicultura. Para isso, investe na diversidade de expositores e na abrangência de tecnologias que atendam as diferentes fases da produção do café”, explica Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico.
Através da Fazendinha, a Cooxupé apresentará soluções como softwares e demonstrações para o controle de pragas e doenças, aplicativos de gestão de controle e uso de IPI, softwares de gestão de máquinas para fazenda e gestão da propriedade, plataforma de previsão do tempo, aplicação de insumos com taxa variável, pulverizadores e mapeamento de lavouras com drones, sistema de energia solar, piloto automático para trator, automação para sistemas de irrigação, software com contagens de plantas na lavoura, automação para secagem do café, entre outros produtos. No espaço serão feitas algumas simulações como, por exemplo, o controle da secagem do café via celular, uma das etapas mais importantes da fase final da colheita.
Organizada pela Cooxupé e em sua 18ª edição, a feira é referência no segmento, movimentando principalmente o Sul de Minas, Cerrado Mineiro e média Mogiana do estado de São Paulo. Em 2018, a Femagri recebeu cerca de 35 mil visitantes.