Irrigação com consciência é o tema central da 23ª Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé) que começa amanhã (13/3), no Pica Pau Country Club, em Araguari (MG). Até o dia 15 de março, serão apresentadas novas ferramentas para o processo de cultivo das lavouras, incluindo plantio, manejo, irrigação e colheita. Palestras, debates e workshops estão programados em uma feira repleta de conhecimentos para a classe produtora de café, envolvendo o grande, o médio e o pequeno produtor.
Numa área de 5 mil metros quadrados, a feira atrai todos os anos produtores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes que buscam conhecimentos na área de irrigação. São esperadas pessoas de várias partes do País e de todas as regiões produtores de café no Brasil.
Junto à Fenicafé acontecerão o XXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a XX Feira de Irrigação em Café do Brasil. Técnicos, produtores, estudantes, autoridades, fabricantes e revendedores de equipamentos discutirão técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada.
Autoridades e líderes ligados à cafeicultura nacional, principalmente dos campos político, governamental e empresarial, também participam do evento. Entre os nomes já confirmados estão: Silvio Farnese, diretor do Departamento do Café, Cana-de-açúcar e Agroenergia, da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa); Eumar Roberto Novacki, secretário executivo do Mapa; Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café; e José Rodrigues Pinheiro Doria, secretário de Mobilidade Social do MAPA.
O Simpósio é uma oportunidade para pesquisadores e estudantes publicarem seus artigos e mostrarem as técnicas que por eles são desenvolvidas. Os artigos selecionados são expostos no saguão de entrada das palestras e publicados nos anuários do evento. Na feira são apresentados os diversos tipos de máquinas e serviços que podem ser utilizados em uma lavoura.
A Fenicafé é organizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari, em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, com patrocínio do Sicoob Aracred, Coocacer Araguari e Sankhya – Gestão de Negócios.
Fonte: Ascom Fenicafé