A Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, entidade responsável por representar, controlar e promover a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, estará presente na feira de cafés Specialty Coffee Expo, realizada em Boston, nos Estados Unidos, de 11 a 14 de abril.
Com o tema Integrating the Coffee Chain, Cerrado Mineiro D.O, visa integrar todos os elos da cadeia em torno do desenvolvimento e promoção da Denominação de Origem, com foco na geração de demanda por cafés do Cerrado Mineiro D.O, que levam o Selo de Origem e Qualidade da Região, acompanhado da rastreabilidade.
A Federação conta com um propósito de Integrar, Desenvolver e Conectar as pessoas. Pensando nisso, o projeto foi inspirado pelo pilar Integrar, que faz alusão a uma estrutura dinâmica e integrada de trabalho das abelhas, consideradas símbolo em cooperação.
“Acreditamos em uma cadeia do café que trabalhe totalmente integrada, onde cada elo componente atue de forma cooperativa, contribuindo com a busca constante da sustentabilidade e desenvolvimento da produção responsável e do consumo onde cada componente atue com sua expertise, desde a lavoura até a xícara, levando valor aos consumidores. Isso se alinha completamente ao nosso Propósito de Região e ao valor gerado pela Denominação de Origem, um diferencial baseado na garantia de origem, qualidade e rastreabilidade, desenvolvidos pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado a serviço de toda a cadeia”, comenta Juliano Tarabal, Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
O programa Integrating the Coffee Chain nasce com um foco especial no desenvolvimento dos canais exportadores e importadores credenciados para comercialização de cafés Cerrado Mineiro D.O. “Sabemos da extensão e da diversidade da cadeia do café e valorizamos cada elo componente. Os canais exportadores e importadores são os elos da cadeia responsáveis pela exportação e distribuição do café no mercado internacional, executando um trabalho fundamental e de extrema importância para que nosso produto chegue até os torrefadores com qualidade, garantia de origem, com total rastreabilidade. Isso permite a segurança alimentar, que são atributos cada vez mais demandados pelos exigentes consumidores mundiais, o elo final da cadeia, onde queremos gerar percepção levando a história de nossa Região e dos produtores, além de toda a qualidade de nossos cafés garantidas pela D.O., explica Tarabal.
O estande na Specialty Coffee Expo focará na apresentação da Denominação de Origem e suas ferramentas, apresentando uma versão moderna da Roda de Sabores do Cerrado Mineiro, baseado em resultados de análises sensoriais que demonstram a evolução da qualidade de bebida dos cafés na região. Também serão realizados cuppings com cafés apresentados por cooperativas, canais credenciados, exportadores e importadores, possibilitando aos clientes e visitantes conhecerem um pouco mais as características da Denominação de Origem Brasileira.
Credenciamento
Os canais exportadores e importadores que tiverem interesse em se credenciar junto à Federação dos Cafeicultores do Cerrado devem procurar a Federação para maiores informações sobre o processo de credenciamento.
Composição
O Sistema Região do Cerrado Mineiro, coordenado pela Federação, é composto de 7 Cooperativas, 7 Associações que são membros filiados e contempla ainda os membros credenciados, que são produtores, armazéns, exportadores e importadores. Sendo eles:
Cooperativas: Carmocer, Coocaccer, Carpec, Coopadap, Coagril, monteCCer e Expocaccer.
Associações: Aca, Acarpa, Amoca, Assocafe, Appcer, Acresg e Assogotardo.
Armazéns: Alto Paranaíba, Acauã, DB Estate Coffee, Fazenda Dona Nenem e Cafeeira Porta do Céu.
Entre os membros exportadores e importadores, a Federação conta com os seguintes: Cafebras, Nutrade - Nucoffee/Syngenta, Veloso Green Coffee e Expocaccer, membro cooperativa que também é exportador. Para a feira a Federação irá comunicar os 3 novos membros: Ally - Grupo MonteSanto Tavares, EISA - Grupo ECOM e Stockler - Grupo Neumann.
Com estes novos credenciamentos a Federação passa a contar, então, com 7 canais Exportadores e Importadores, o que representa um fortalecimento da estratégia de internacionalização da Marca e D.O. Região do Cerrado Mineiro.