A cidade de Franca e a região da Alta Mogiana (SP) contam com cerca de cinco mil produtores de café. Do total, 30% da produção é composta por cafés especiais, totalizando 3 milhões de sacas a cada ano.
Segundo o especialista Gabriel Borges da Silva, gestor da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, todos os produtores locais têm potencial para produzir café especial. “Os cafés especiais são aqueles cujos grãos de café são plantados, colhidos, torrados, moídos e armazenados adequadamente, de acordo com padrões bem estabelecidos”, completa.
Pensando na produção e no potencial do mercado interno, Franca recebe pela terceira vez a Feira da Alta Mogiana de Cafeicultura de Qualidade (FAMCAFÉ). O evento, que busca estimular o consumo de cafés especiais, acontecerá de 8 a 10 de outubro.
A feira contará com diversas atividades, como palestras, dicas de baristas, degustação de cafés especiais classificados na primeira fase do Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, cursos gratuitos, exposição de maquinários, concursos de drinques, mini campeonatos, espaço kids com atividades de pintura e artes com elementos de café.
No dia 8, às 19 horas, haverá uma palestra com o analista de mercado Eduardo Carvalhaes. A programação completa você confere aqui.
Serviço
FAMCAFÉ
Quando: de 8 a 10 de outubro
Horário: das 14h às 21h
Onde: Hotel Dan Inn - Avenida Alfredo Tosi, 1.088, nas proximidades do Poliesportivo
Entrada: Gratuita
As informações são do GCN.