Em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café, ocorrerá o primeiro encontro do Programa Café+Forte, promovido pelo Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), com a participação de 300 produtores. A iniciativa realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, aumentando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro. O I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte será realizado no dia 17 de setembro, a partir das 14h, na Sala de Encontros do Café.
Desenvolvido e coordenado pelo Sistema FAEMG, com o apoio do Sicoob Crediminas e de parceiros nos municípios onde o projeto está presente, o programa é implantado em determinada cidade e, após isso, são realizados encontros e treinamentos. Desta forma, ao longo das quatro etapas, um especialista técnico fica responsável por visitar periodicamente a entidade e discutir os resultados obtidos pelos participantes, além de tirar dúvidas sobre o gerenciamento e produção.
Semana Internacional do Café
O Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), a Café Editora e o Sebrae realizam, de 15 a 18 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a segunda edição da Semana Internacional do Café (SIC). O evento, para o qual são esperados 14 mil visitantes, será um dos maiores do setor cafeeiro em 2014. A previsão é de geração de R$ 85 milhões em negócios e incremento de 15% sobre os resultados de 2013. A Semana Internacional do Café foi criada em 2013, durante o primeiro encontro, em Belo Horizonte, da OIC (Organização Internacional do Café), como oportunidade para divulgar a cafeicultura mineira e brasileira e dar maior impulso aos negócios.