A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e o Sebrae realizam um curso avançado de processamento de cafés especiais, o Q-Processing Level 2, para que cafeicultores do Cerrado Mineiro possam aprofundar seus conhecimentos. O evento será realizado entre os dias 20 e 25 de junho, na Fazenda Nunes Coffee, dos cooperados Osmar e Gabriel Nunes.
O Q-Processing contará com aulas teóricas e práticas. Dentre os temas que serão abordados estão: classificação dos métodos de processamento, polpação e calibração de equipamentos, fermentação, lavagem e desmucilação, secagem por tipo de processamento, ferramentas práticas de medição e seu uso, armazenamento, moagem a seco e defeitos gerados por processamento, ventosas comparativas de defeito e tipo de processamento e controle de qualidade integrado no processamento.
“Além de agregar boas práticas para a produção de cafés especiais a capacitação promoverá uma análise do histórico, métodos e desafios no processamento de cafés. Dessa forma, o Q-Processing proporcionará também aos cooperados a condição de produzirem grãos com notas sensoriais espetaculares e ainda a chance de acessar mercados exigentes que valorizam os cafés especiais”, afirma a trader de cafés especiais da Expocaccer, Sandra Moraes.
O Q-Processing será ministrado por Joel Shuler, especialista em cafés brasileiros de alta qualidade, proprietário da Casa Brasil Coffees, importador e torrador de café em Austin, no Texas, das 8h às 18h, com intervalo para o almoço.
As vagas são limitadas e exclusivas para produtores cooperados da Expocaccer que, ao final do curso, terão o certificado internacional validado pelo CQI.
As inscrições e informações sobre o investimento para participar do Q-Processing serão disponibilizadas pela Expocaccer, por meio dos telefones: (34) 3839-9300, (34) 99204-0389 ou (34) 99823-9010.
As informações são da ASCOM – Expocaccer.