Entre os dias 11 e 14 de agosto acontece a 37ª edição do Inforuso 2020, um evento voltado para a tecnologia em Minas Gerais e que, pela primeira vez, incluirá de forma online o agronegócio, com o tema “A Tecnologia e Ciência no Agro”.
A Emater-MG estará presente com o diretor-presidente, Gustavo Laterza, e o diretor técnico, Feliciano Nogueira de Oliveira, que irão participar do painel “Emater 4.0 – Estratégias do Estado de Minas Gerais para uma Agricultura Familiar também 4.0” no dia 12, a partir das 17h. No debate, eles irão esclarecer como a empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atua para incluir seus funcionários e agricultores familiares no universo das novas tecnologias.
“O agro foi percebido como um segmento importante na absorção, na geração e na multiplicação de tecnologias digitais. É um grande mercado. Vamos falar das ações da Emater-MG junto aos agricultores familiares e dos projetos na linha 4.0 que trabalhamos para a inclusão do setor nesta transformação digital”, afirma Feliciano.
Um dos exemplos citados pelo diretor da Emater-MG é o trabalho feito com agricultores familiares para a comercialização de produtos durante a pandemia, usando ferramentas digitais. Um estudo preliminar da empresa identificou 35 experiências no estado, articuladas pelos técnicos da empresa, nas quais os agricultores usam as redes sociais, aplicativos e sites para escoar a produção e manter a renda familiar.
Segundo o levantamento, cerca de 1,5 mil agricultores aderiram ao sistema de vendas online, atingindo mais de 10,6 mil clientes. Os principais produtos comercializados são frutas, hortaliças e produtos processados, como queijos e doces. A pesquisa também identificou que o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada para as negociações. Em 46% das experiências, ele é o único meio utilizado. Já uma parcela de 28% utiliza, além do aplicativo, as redes sociais como Facebook e Instagram. Também há casos de usos de sites, blogs e aplicativos de venda.
Para o gerente da Assessoria em Gestão de Tecnologia da Informação da Emater-MG, Marcos Lopes, é muito importante para a empresa estar inserida nos debates do Inforuso. “O evento tem uma participação muito grande de líderes de tecnologia de inovação do estado. É uma forma da Emater-MG também ser vista pelo público urbano e demonstrar como que o trabalho que ela faz no campo impacta na vida das pessoas nas cidades”, afirma Marcos, que também é membro da diretoria da Sucesu (Sociedade de Usuários de Tecnologia), que promove o evento.
Ele será mediador de dois painéis do Inforuso. O primeiro será no dia 12, às 19h55, com o tema “Agricultura Familiar também pode ser 4.0”. O segundo painel está programado para o dia 14, às 19 horas, com o tema “Jovens no Agro – Case de sucesso”.
Mais informações, programação e inscrições: www.sucesuminas.org.br/inforuso.