Com o objetivo de promover os microlotes de cafés especiais de seus cooperados, incentivando a produção de qualidade aliada à sustentabilidade, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) encerrou o recebimento de amostras de cafés especiais para sua Etapa Campeões. Este ano foram 211 microlotes inscritos de cooperados e associados do Sistema Região Cerrado Mineiro.
Os produtores campeões serão classificados para o 11° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que contará com cerimônia de premiação prevista para o dia 30 de novembro, onde serão divulgados os nomes dos vencedores regionais.
Os lotes apresentados pertencem às categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida. Os vencedores da Etapa Campeões da Expocacer serão revelados no dia 5 de outubro, em evento a ser realizado pela cooperativa, que contará com a presença de todos os cooperados participantes do concurso.
A Gerente de Cafés Especiais da cooperativa, Sandra Moraes, comemora o resultado e ressalta a qualidade também associada à sustentabilidade dos cafés que concorrerão à competição. “A cada ano superamos marcas, mas o que nos chama a atenção não é somente a quantidade, mas a qualidade dos cafés que estão concorrendo. Em mais uma safra, viemos trabalhando iniciativas que vão além da busca por uma xícara perfeita, mas também ações que promovam a sustentabilidade na produção de cafés e a expectativa é muito boa de termos cafés de alta pontuações produzidos com responsabilidade socioambiental no pódio”, disse.
Seguindo as etapas previstas, os cafés passarão por uma criteriosa avaliação sensorial com Q-Graders que farão o ranqueamento das amostras recebidas. O primeiro lugar de cada categoria receberá uma bonificação no valor de R$ 5 mil.