No dia 22 de outubro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza a 10ª edição do Dia de Campo Café com Leite. O evento, que tradicionalmente acontece no Campo Experimental da Empresa, em Três Pontas, no Sul de Minas, será on-line, com conteúdo disponibilizado pela Rede Social do Café.
A palestra de abertura será ministrada pela coordenadora do Programa de Pesquisa em Agroecologia da Epamig, Madelaine Venzon, que falará sobre Oportunidades do controle biológico de pragas para a cafeicultura. O café será ainda tema de três estações. Em uma delas, os pesquisadores Juliana Rezende e Cesar Botelho vão apresentar as características da cultivar MGS Aranãs, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro, parceria entre a Epamig, Embrapa Café e Universidades Federais de Lavras e Viçosa. A planta de porte baixo apresenta boa adaptação à colheita mecanizada e elevada capacidade produtiva.
O pesquisador Rodrigo Luz da Cunha falará sobre poda no cafeeiro, com destaque para o tipo e o momento certo para a realização. Já as pesquisadoras Margarete Volpato e Helena Alves abordarão o tema Indicação Geográfica na Cafeicultura e apresentarão as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Geosolos da Epamig, instalado em Lavras (MG). Saiba mais aqui.
O leite será o assunto de três estações. O pesquisador Daniel Arantes abordará os impactos da qualidade da matéria-prima na produção de queijo artesanal. A suplementação alimentar e a nutrição de bovinos leiteiros serão os destaques das palestras da pesquisadora Renata Apocalipse, que vai falar sobre silagem de grão de milho reidratado, e do pesquisador Adriano Guimarães, que vai tratar da importância da água como nutriente para o rebanho. Saiba mais aqui.
Após as apresentações, os contatos dos palestrantes ficarão disponíveis para a resolução de dúvidas em um Plantão Técnico por e-mail.