Da produção à degustação, a presença da mulher no setor cafeeiro está desde a origem do mercado no Brasil e se perpetua ganhando força e visibilidade. Tal desenvolvimento será pauta durante o encontro anual da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), que será realizado durante a Semana Internacional do Café 2020, que ocorrerá de forma on-line entre os dias 18 e 20 de novembro.
Durante os três dias, a instituição organizará quatro encontros com temas relacionados ao papel da mulher no setor do café e contará com a presença de grandes nomes do mercado. Um dos painéis, que acontece no dia 19, das 14h às 15h, terá como palestrante Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil. Os encontros terão outros nomes expressivos como Emi Fukahori, barista mundialmente premiada, e Kellem Agnew Emanuele, diretora executiva global da IWCA.
“Temos como objetivo nessa edição promover a visibilidade da mulher em toda a cadeia do negócio do café. Atualmente, 97% das associadas da IWCA Brasil são produtoras e o trabalho no momento é reforçar nosso apoio para maior representatividade feminina também em outras vertentes como as de baristas e degustadoras. Queremos pontuar a força da mulher nos mercados e como podemos criar vínculos de apoio em todo o ciclo cafeeiro”, explica Isabel Vilela, gestora executiva do grupo no Brasil.
A IWCA (International Women's Coffee Alliance, em inglês) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2003, com a missão de fortalecer as mulheres que atuam em todos os elos da cadeia. No Brasil, a filial do grupo atua desde 2012 promovendo capacitação, projetos e integrações que aumentam as oportunidades femininas de trabalho desde o grão até a xícara.
“Nosso foco é conectar cada vez mais as mulheres e mostrar para o mercado a importância de valorizar a presença feminina no mercado, visto que diversidade e o olhar das mulheres promovem ainda mais riqueza ao negócio”, complementa Vilela. As mesas redondas promovidas pelo grupo durante a SIC contam com temas relacionados ao movimento global da IWCA, perspectivas do café brasileiro no exterior e sobre os elos e histórias. Todas serão transmitidas pela grade principal da feira e terão a programação divulgada na plataforma do evento.
Isabel Vilela ainda reforça que a participação da IWCA Brasil no maior encontro do setor cafeeiro do País é de extrema importância pois promove diálogo e potencializa o trabalho de cooperação através da troca de conhecimento e informações. “Atuamos como uma ponte facilitadora de projetos, provendo elos e compartilhando experiências e informações que impactam positivamente no desenvolvimento de todo o setor”, completa.
Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013, em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do País, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.
Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital e conta com patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.
Serviço
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
Quando: 18 a 20 de novembro
Onde: www.semanainternacionaldocafe.com.br (cadastro gratuito)
#conectadospelocafé