A Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) abriu seleção de produtores para multiplicação e comercialização de mudas da cultivar Conilon BRS Ouro Preto, desenvolvida pelo braço rondoniense da estatal. Podem se candidatar pessoas inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) como produtores de mudas com habilitação para cafeeiros.
Serão oferecidos 20 lotes com 80 estacas cada, todas dos 15 clones da cultivar. O valor unitário de cada estaca é R$ 0,30. Para a compra ser aprovada, o produtor deve apresentar um plano de trabalho contendo cronograma de execução das atividades de produção de mudas, previsão de quantidade a ser produzida e de época de comercialização.
Os interessados devem enviar um e-mail com as informações solicitadas para francisco.correa@embrapa.br, com cópia para cpafro.chtt@embrapa.br, manifestando interesse. Não há prazo de inscrição: serão considerados pedidos recebidos até o esgotamento dos lotes, sendo que os produtores serão atendidos conforme a ordem de chegada dos e-mails. O edital pode ser visualizado aqui, e mais informações podem ser obtidas na Embrapa Rondônia, nos telefones (69)3219-5036 ou 5058.
A cultivar Conilon BRS Ouro Preto foi desenvolvida especificamente para as lavouras comerciais de Rondônia, pensando no clima e no solo da região. O ciclo da variedade é intermediário, com plantas de porte médio a alto, copa multicaule, vigor elevado, frutos de formato oblongo, grãos chatos, longos e estreitos, típico da variedade botânica conilon. A produtividade média é de 70 sacas/ha em sequeiro ou mais de 110 com irrigação.