Em sua segunda edição, o Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis acontecerá entre 17 e 19 de novembro de 2010, retomando a discussão sobre o tema, com foco nas boas práticas agrícolas e seus impactos sobre a viabilidade econômica da cafeicultura.
Muitas vezes, ao se empregar o conceito "sustentabilidade", questiona-se sua viabilidade econômica, uma vez que algumas práticas ambientais e sociais podem onerar o sistema produtivo sem que os benefícios sejam apontados de forma direta.
A viabilidade econômica do cultivo sustentável será o tema âncora do próximo Simpósio, que objetiva apresentar por meio de debates e painéis entre acadêmicos, cafeicultores e técnicos, exemplos práticos de sucesso de aplicação de boas práticas agrícolas e de gestão, seja por aumento da rentabilidade ou minimização do desperdício.
Trata-se de um evento "bandeira branca", sem privilegiar um ou outro programa de certificação ou verificação em andamento no Brasil. O objetivo é trazer ao debate problemas prioritários e comuns aos distintos modelos de sustentabilidade. O diferencial deste Simpósio está em sua concepção, que prioriza a articulação conjunta entre os programas de certificação e verificação, com a participação efetiva dos participantes.
O 2º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis pretende estimular a integração dos diversos segmentos do sistema agroindustrial do café para identificação e sistematização de informações, conhecimentos e experiências da cafeicultura socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. Espera-se que o conhecimento compartilhado no evento possa subsidiar produtores, cooperativas e o Governo em tomadas de decisão sobre o tema sustentabilidade, do grão à xícara.
Público alvo
Produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, extensionistas, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, empresários e produtores agrícolas interessados no desenvolvimento do agronegócio café.
Local e data
Palace Hotel - Poços de Caldas - MG
De 17 a 19 de novembro de 2010
Para mais informações, entre em contato pelo box de cartas abaixo.