Com a relevante e crescente força feminina no mercado cafeeiro, a Expocaccer promoveu, no dia 8 de março, o encontro “Elas no Café”. Realizado na Fazenda Reserva Heitor, na cidade mineira de Patos de Minas, o evento foi destinado às mulheres do quadro social da cooperativa, dentre elas cooperadas, esposas e filhas.
O encontro funcionou como uma troca de experiências, informações e histórias, mostrando a diversidade dos papéis das mulheres na cafeicultura. Alguns exemplos de dedicação e persistência no segmento estiveram presentes, como Capriche Cerchi, mestre de torra e Q-grader; Eliane Cardoso, superintendente da Coocacer Araguari; Érika Urban, diretora administrativa do Grupo Farroupilha e cafeicultora; e Mariana Proença, jornalista e diretora de conteúdo da Café Editora e Revista Espresso. A mediadora do painel principal foi Raquel Soares Santos Menezes, Doutora em Administração de Organizações e pesquisadora de gênero na gestão de relações de trabalho.
Inspirado no painel “Esse café é meu: o caminho encontrado por mulheres para fazer do café seu negócio”, o encontro contou com a participação de cerca de 70 pessoas. As expositoras falaram sobre suas trajetórias e os desafios que tiveram – e ainda precisam – que enfrentar.
A grade de programação teve outras palestras, como “A Revolução Feminina”, ministrada pela advogada Mirian Gontijo, que destacou o papel da mulher em vários momentos da história.
Para quem acompanhou de perto, o evento motivou e inspirou. “Achei ótimo. As palestras foram produtivas e é sempre muito bom poder participar, sempre aprendendo coisas novas”, disse a cafeicultora Natália Naimeg. Para Danielle Fernandes, colaboradora da Expocaccer, o evento também foi proveitoso. “Trouxe um enriquecimento para nós, mulheres. Um dia de muito aprendizado, diversão, alegria e reconhecimento. Colaborou para comemorarmos o Dia da Mulher com reconhecimento e respeito”, avaliou.