ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dupont apresenta produto inédito no combate ao bicho-mineiro

AGENDA DO PRODUTOR

EM 28/10/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0
Segundo Luiz Wanderley Braga, coordenador de desenvolvimento de mercado da Dupont, foram investidos US$ 250 milhões nos cafezais do mundo com proteção de cultivos em 2008. "A Dupont teve uma participação pouco expressiva até então, mas descobriu uma molécula revolucionária para o controle de insetos, cujo registro acaba de ser liberado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)", conta.

Trata-se do Altacor, produto à base de "rynaxypyr", um potente e seletivo agonista dos receptores da "ryanodina", uma classe de canais de cálcio intracelulares encontrados em várias formas de tecido animal excitável, como músculos e neurônios, sendo um importante mediador da libertação de cálcio induzida por cálcio em células animais. O produto age sobre estes tecidos, levando os insetos à morte por paralisação completa de seus músculos, em pouco tempo.

"O Altacor apresenta baixíssima toxicidade a mamíferos, oferecendo larga margem de segurança e seletividade para inimigos naturais", afirmou Braga. O novo produto está registrado contra o bicho-mineiro, lagarta que se alimenta do conteúdo citoplasmático das folhas do café. A área foliar destruída seca aos poucos, e forma lesões ou manchas de cor marrom, conhecidas como "minas", dando o nome à praga. Essas minas podem, em regiões úmidas, servir de entrada para o desenvolvimento de fungos, que ampliam as lesões, tornando-as escuras, quase negras.

Quando completa seu desenvolvimento, a lagarta sai da mina por uma abertura na parte superior da planta, e se encristalisa, normalmente na parte baixa do cafeeiro, onde fica dependurada em uma crisálida branca, sendo protegida por um casulo em forma de X, tecido com fios de seda. A retirada ou a queda das folhas (desfolha) acelera a passagem da fase de larva para crisálida. Por isso é possível haver interação do ataque de outras doenças e da própria estiagem, as quais, acelerando a desfolha, tendem a elevar a incidência do bicho-mineiro.

A linha para café da Dupont também conta com o inseticida Gallaxy 100 CE, os herbicidas Polaris, Ally, Karmex (gliphosate) e os fungicidas Manzate WG, Viper e Kocide WDG. Este último possui o maior teor de cobre (CU2+) solúvel (bioativo) do mercado e menor teor de Cobre Total, que não é aproveitado pela planta e acaba gerando poluentes ambientais. O Kocide também disponibiliza mais cobre às culturas, oferecendo maior resistência à lavagem. Por ser granulado não gera pó e ainda não é necessário fazer a pré-calda, o que evita desperdícios.

O acaricida "Talento" preserva os inimigos naturais e possui ação ovicida, larvicida e ninficida. "Nossa empresa é reconhecida internacionalmente por valorizar a segurança. Em 2007 ganhamos três importantes prêmios em nível mundial, por termos desenvolvido a molécula mais inovadora do ano, com tecnologia de ponta; por um destaque na aplicação de tecnologia transgênica e por sermos considerados a empresa de maior portifólio de produtos em desenvolvimento, o que significa que em breve lançaremos no mercado novas opções seguras para o controle a pragas", concluiu.

Texto produzido pela Equipe CaféPoint, com informações da Dupont.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS VIEIRA

EM 29/04/2016

Estou com problemas com bicho mineiro

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures