O café conilon é apresentado como alternativa econômica para os municípios da Zona da Mata com baixas altitudes e temperaturas mais elevadas, inaptos ao cultivo do café arábica.
Os participantes do evento terão a oportunidade de visitar uma área experimental contendo 36 clones de conilon em fase de produção, cedidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Municípios como Leopoldina, Muriaé, Cataguases, Guarani e Patrocínio do Muriaé, apresentam potencial para a exploração comercial do café conilon. A evolução tecnológica da produção e do preparo do conilon no Brasil e a demanda por seus frutos para composição de blends pelo setor industrial, têm despertado a atenção de produtores e aumentado a demanda de pesquisas.
O projeto desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) também recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), coordenado pela Embrapa Café, para transferência dos resultados da pesquisa.
Com início em 2002, o projeto tem o objetivo de avaliar, selecionar e recomendar os clones mais promissores para a região, incluindo avaliações quanto ao ciclo de maturação dos frutos, resistência a doenças e pragas, produtividade, porte e arquitetura das plantas.
De acordo com a pesquisadora da Epamig que coordena o projeto, Waldênia de Melo Moura, o objetivo é lançar a idéia de que o café Conilon pode ser uma alternativa rentável de produção para alguns municípios da Zona da Mata. A existência de indústrias de café e torrefações na região para o escoamento da produção, aliado ao aporte tecnológico da Fazenda Experimental da Epamig contribuem para a iniciativa.
Programação
A pesquisadora Waldênia Moura fará uma palestra sobre produção de mudas e variedades clonais, informando aos interessados a forma indicada de propagação e as características agronômicas do material genético.
Com a palestra "Preparo do solo e adubações", o pesquisador da Epamig, Paulo César de Lima, vai destacar a importância do preparo do solo, das análises de solo e foliares, e das adubações necessárias para a implantação e condução da lavoura.
Participe
Data: 02/08/2006
Hora: 12h (inscrições)
Fazenda Experimental de Leopoldina
Estrada do Aeroporto (Via Vargem Linda)
Caixa Postal 48 - CEP 36.700-000 - Leopoldina - MG
Telefone: (32) 3441-2330