ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia 19 tem colheita no cafezal do Instituto Biológico, em São Paulo

AGENDA DO PRODUTOR

EM 11/05/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em comemoração ao início da colheita de café no Estado de São Paulo, baristas, donos de cafeterias, produtores, torrefadores, representantes de cooperativas e do varejo e demais apaixonados por café poderão colher os grãos no cafezal do Instituto Biológico. Localizado no coração de São Paulo, no bairro da Vila Mariana, a apenas 5 minutos da Avenida Paulista e próximo ao Parque do Ibirapuera, esta é uma das últimas áreas com café da capital.

O 'Sabor da Colheita 2011', que será realizado dia 19 de maio, a partir das 9h30, tem como objetivo trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas no interior. Por isso, os participantes vão utilizar todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, vivenciando uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista.
Realizado desde 2006, o 'Sabor da Colheita' é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio da Câmara Setorial do Café da Codeagro - Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio. O evento é promovido em parceria com o Instituto Biológico e conta com o apoio do Sindicafé - São Paulo e da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café.

Cafezal Urbano

Ocupando uma área de 10 mil m², com 1.530 pés de café arábica das variedades Novo Mundo e Catuaí, o cafezal do Instituto Biológico foi formado a partir de 1945 e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa para seus técnicos estudarem uma praga, conhecida como 'broca-do-café', que começou a atingir as plantações paulistas.

Atualmente, a maior finalidade do Instituto Biológico é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer um cafezal, sua história e outras particularidades como os princípios de uma boa plantação, análise do solo, adubação, como o grão de café é beneficiado, etc. O local é ainda uma importante opção de turismo dentro da cidade, atraindo não só brasileiros, mas muitos estrangeiros que quando vêm ao Brasil querem conhecer uma planta de café.

Em média, o cafezal do Instituto Biológico produz 1 tonelada de grãos que, após beneficiado, resultam em aproximadamente 500 kg de café torrado e moído. Todo café é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

As informações são da Tempo Comunicação, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures