Muito aguardados por importadores, torrefadores e cafeterias de todo o mundo, os dois concursos de qualidade para cafés especiais do Brasil e os respectivos leilões dos vencedores tiveram suas datas definidas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), organizadora dos certames em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excelence (ACE).
O 13º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2012, que integra o Projeto Cafés Especiais Brasileiros patrocinado pelo Sebrae e que se destina aos grãos produzidos por via úmida (despolpados ou cerejas descascados), receberá as amostras dos produtores até 1º de outubro de 2012. Entre os dias 8 e 12 do mesmo mês, será realizada a pré-seleção dos lotes enviados, processo que definirá os classificados para a fase nacional, prevista para ocorrer de 29 de outubro a 2 de novembro. A fase internacional será realizada na semana seguinte, entre os dias 5 e 9/11, quando também será realizada a cerimônia de premiação. O leilão dos vencedores ocorrerá em 10 de janeiro de 2013 e o pagamento dos cafés adquiridos no pregão será feito no dia 10 de março.
Já o 2º Cup of Excellence - Natural Late Harvest - Brasil 2012 receberá as amostras, apenas de cafés naturais (produzidos por via seca), até 4 de dezembro deste ano. A pré-seleção ocorrerá entre os dias 10 e 14 do mesmo mês. Já as fases nacional e internacional (esta com a cerimônia de premiação) serão realizadas nas semanas de 14 a 18 e de 21 a 25 de janeiro de 2013, respectivamente. O leilão ocorrerá em 14 de março e o pagamento dos lotes comercializados no dia 14 de maio de 2013.
Sobre os concursos
Idealizados pela BSCA em 2000 e realizados junto aos parceiros desde então, os concursos de qualidade para cafés especiais do Brasil são abertos a todos os produtores da variedade arábica da safra atual e têm como objetivo premiar os cafeicultores pela excelência de seus grãos, além de promover e divulgar a alta qualidade dos cafés especiais brasileiros no mercado internacional. Além de ganharem como prêmio a venda de seus lotes no exclusivo leilão Cup of Excellence, os cafeicultores podem exibir a logomarca do Cup of Excellence na embalagem de seus cafés ou em suas lojas. Além disso, o concurso se tornou uma vitrine não apenas para o campeão, mas para todos os produtores cujas amostras chegam à etapa final, que passam a ser reconhecidos internacionalmente como fornecedores de café de excelente qualidade.
As informações são da Assessoria de comunicação BSCA, adaptadas pela Equipe CaféPoint.