A 44ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras vai acontecer de 23 a 26 de outubro e contará com número recorde de 418 tecnologias divulgadas. O evento, que será realizado no Centro de Convenções do hotel Dan Inn, em Franca (SP), polo cafeeiro da região da Mogiana Paulista, contará com um amplo programa de difusão de novas técnicas aplicadas ao setor.
Além do elevado número é importante a diversidade de estudos e pesquisas, abrangendo os variados campos da cultura cafeeira. Dos 418 trabalhos, os quais serão editados em um livro de anais e em um CD, pode-se verificar que 23 versam sobre pragas do cafeeiro, 24 sobre doenças, 53 sobre mudas e plantio de café, 58 sobre tratos culturais, como controle do mato, podas, irrigação etc. A nutrição do cafeeiro e o melhoramento genético contam com 81 e 80 trabalhos, respectivamente. A colheita/preparo e qualidade do café contam com 36 trabalhos, estudos de ecologia e fisiologia participam com 42 pesquisas, completando com 21 estudos de sócio-economia.
A programação do congresso prevê a apresentação oral de 131 trabalhos e foram organizados três seminários, com palestras e discussões sobre adubação equilibrada, gestão da água na irrigação de cafezais, cobertura vegetativa nas áreas de lavoura e gestão de propriedades cafeeiras. No último dia (26 de outubro) haverá demonstrações em forma de dia de campo na Fazenda Experimental de Franca.
O congresso é patrocinado pelas entidades Fundação Procafé, Embrapa Café, Secretaria de Cultura de São Paulo, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade de Uberaba (UNIUBE). Conta ainda com o apoio especial da Prefeitura Municipal de Franca e da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec).
Participam do evento técnicos e pesquisadores de universidades, institutos de pesquisas, cooperativas de cafeicultores e órgãos ligados ao setor cafeeiro, como o Conselho Nacional do Café (CNC), a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), além de consultores e técnicos ligados às empresas de insumos e maquinário para a lavoura cafeeira.
Venham participar! Mais informações sobre a programação e outros aspectos do congresso podem ser obtidos no site www.fundacaoprocafe.com.br ou no telefone (35) 3214-1411.